Vídeo de pessoas escalando muro entre Líbano e Israel é de um protesto em 2021, e não de 2023

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 18 de outubro de 2023 às 21:07
  • 4 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma gravação de pessoas subindo em uma barreira não mostra a fronteira entre Líbano e Israel em 2023. Desde 13 de outubro, usuários compartilharam o vídeo centenas de vezes como se ele retratasse um episódio da guerra entre Israel e o Hamas, iniciada no dia 7 do mesmo mês após um ataque do grupo islamita palestino. Mas o vídeo viral circula pelo menos desde 16 de maio de 2021, um dia após a data que marcou os 73 anos da primeira guerra árabe-israelense, e que contou com protestos pró-Palestina no Líbano.

“13.10.2023 Uma imagem surpreendente do povo libanês escalando a barreira israelense com as próprias mãos”, diz um dos conteúdos compartilhados no Facebook. A sequência circula também no Instagram, no Kwai e no X (antes Twitter).

O vídeo é compartilhado, ainda, em publicações em inglês, em espanhol e em italiano.

Image
Captura de tela feita em 16 de outubro de 2023 de uma publicação no Facebook ( .)

Em 7 de outubro, o grupo Hamas fez uma ofensiva contra Israel, com lançamento de foguetes e sequestro de civis. A ação levou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a uma declaração de guerra. Até 18 de outubro de 2023, o conflito já deixou pelo menos 1.400 mortos em território israelense e mais de 3 mil na Faixa de Gaza.

Em meio ao confronto, a fronteira entre Israel e Líbano também foi palco de batalhas, já que o Hamas também tem combatentes em território libanês. O movimento pró-Irã Hezbollah também tem realizado ataques a Israel na fronteira com o Líbano.

Mas a sequência viral não tem relação com esse cenário.

Uma busca reversa por um dos fragmentos do conteúdo no Google Lens levou a uma publicação no X com uma captura de tela de uma das imagens do vídeo publicada pelo usuário “@Muxammilhusain” em 2021.

Uma busca no perfil desse usuário de fato localizou a mesma gravação viral em uma publicação de 16 de maio de 2021.

No vídeo, é possível ver o símbolo da rede social TikTok e o nome de usuário “@naderram1”. O AFP Checamos tentou localizar essa conta na plataforma, mas não teve sucesso.

Porém, o site Wayback Machine, que permite consultar versões arquivadas de sites e páginas, mesmo após terem sido eliminadas, mostra diversos arquivos relacionados com o perfil “@naderram1” em maio de 2021.

Protesto pró-Palestina no Líbano

Em 15 de maio de 2021, veículos de imprensa registraram que manifestantes tentaram escalar o muro entre Líbano e Israel, na região da vila de Kfar Kila.

Em um vídeo gravado pela AFP nesse mesmo dia, é possível observar o mesmo cenário da sequência viral, com homens hasteando bandeiras da Palestina e do Hezbollah do alto do muro, enquanto outras pessoas também escalam a fronteira em outros pontos.

Image
Comparação feita em 17 de outubro de 2023 entre a captura de tela de uma publicação no Facebook (E) e um vídeo da AFP de 15 de maio de 2021 ( .)

Imagens da CNN também registraram o momento. “Em uma colina libanesa que oferece visão a Israel, eles se reuniram para marcar 73 anos desde o que chamam de ‘catástrofe’”, diz a narração da reportagem, em tradução do inglês.

O dia 15 de maio é chamado pelos palestinos de “Nakba”, ou “Catástrofe”, em português. A data marca o começo da primeira guerra árabe-israelense, que teve início um dia depois da criação do Estado de Israel. O conflito, que terminou com a vitória israelense, levou ao êxodo de cerca de 760.000 palestinos.

Image
Manifestantes pró-Palestina próximos à fronteira com Israel na vila Kfar Kila, no sul do Líbano, em 15 de maio de 2021, marcando o dia da “Nakba” ( AFP / Mahmoud ZAYYAT)

O AFP Checamos já verificou diversos outros conteúdos a respeito do conflito entre Israel e Hamas em 2023.

Referências

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco