Vídeo de prédio desabando foi gravado após terremoto na Turquia, e não no Marrocos
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de setembro de 2023 às 19:56
- Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 20:06
- 3 minutos de leitura
- Por AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Exato momento que o prédio desaba no terremoto em Marrocos”, dizem publicações no TikTok, Kwai, Facebook e Instagram.
O vídeo é sobreposto por uma legenda, em inglês, que diz “Dano do terremoto no Marrocos 09/09/2023” e mostra como o edifício caiu enquanto várias pessoas filmavam com seus celulares. Em algumas das publicações é possível ver, na parte inferior da imagem, um letreiro, cujo conteúdo não é identificável.
O terremoto, que teve seu epicentro no sudeste da cidade turística de Marrakech, aconteceu por volta das 23H11 de 8 de setembro de 2023 e deixou mais de 5.500 feridos, segundo o último balanço oficial. Foi o tremor mais intenso já medido e o mais letal em seis décadas no país.
Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a duas publicações feitas em 12 de fevereiro de 2023 no TikTok (1, 2), que incluem o mesmo vídeo com palavras-chaves como “Adanaa” e “Kubilay apartmanu”.
Com essa informação, foi realizada uma nova pesquisa no Google, que indicou que Adana é uma cidade no sudeste da Turquia e “Kubilay” é o nome de um prédio, segundo publicação feita no Facebook de 2019 com fotos que coincidem com o edifício do vídeo viral.
Adana foi uma das cidades afetadas após um terremoto de magnitude 7,8 atingir a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro deste ano.
Com a mesma pesquisa, a equipe de verificação da AFP também encontrou uma publicação no TikTok feita em 7 de fevereiro com um vídeo que mostra o edifício desabando e cuja descrição, traduzida do turco para o português, aponta: “O edifício de apartamentos Kubilay parcialmente caído na avenida Turgut Özal em Adana”.
Na sequência encontrada observa-se que o vídeo viral foi invertido e que o letreiro da parte inferior do edifício possui os dizeres “Aslar Vip”, uma empresa de aconselhamento escolar localizada em Adana. O logo da empresa, visível em sua conta no Facebook, coincide com o que aparece nas imagens analisadas.
Por fim, o prédio Kubilay foi encontrado através da ferramenta Street View do Google Maps na avenida Turgut Özal em Adana. Nessa visualização do mapa, de abril de 2022, é possível observar o letreiro da Aslar Vip.
Veículos de comunicação turcos (1, 2, 3) publicaram, em fevereiro, o vídeo do desabamento do prédio seis dias depois do primeiro terremoto na Turquia. Uma das matérias encontradas detalha: “Em Adana, o edifício Kubilay, que já havia desabado parcialmente devido ao segundo terremoto (…), desabou por completo. O momento do colapso foi registrado em vídeos por telefones celulares”.
O AFP Checamos já verificou outras imagens incorretamente associadas ao terremoto que atingiu o Marrocos em setembro de 2023.
Referências
- Publicações (1,2) no TikTok em fevereiro de 2023
- Prédio de apartamentos Kubilay, em Adana, Turquia
- Publicação no TikTok em 7 de fevereiro de 2023
- Localização do prédio Kubilay no Google Maps
- Reportagens (1, 2, 3) sobre o desabamento do prédio Kubilay
20 de setembro de 2023 Ajusta legenda da comparação de fotos.