Vídeo de prédio desabando foi gravado após terremoto na Turquia, e não no Marrocos

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 20 de setembro de 2023 às 19:56
  • Atualizado em 20 de setembro de 2023 às 20:06
  • 3 minutos de leitura
  • Por AFP México, AFP Brasil
Em 8 de setembro de 2023, um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Marrocos causando mais de 2.900 mortes e danificando centenas de edifícios. Nesse contexto, um vídeo em que um edifício cai lentamente na frente de um grupo de pessoas foi visualizado mais de 460 mil vezes em publicações que alegam mostrar uma consequência desse fenômeno natural. Na realidade, o vídeo da postagem foi filmado em Adana, Turquia, após o terremoto registrado no último dia 6 de fevereiro.

“Exato momento que o prédio desaba no terremoto em Marrocos”, dizem publicações no TikTok, Kwai, Facebook e Instagram.

O vídeo é sobreposto por uma legenda, em inglês, que diz “Dano do terremoto no Marrocos 09/09/2023” e mostra como o edifício caiu enquanto várias pessoas filmavam com seus celulares. Em algumas das publicações é possível ver, na parte inferior da imagem, um letreiro, cujo conteúdo não é identificável.

Image
Captura de tela feita em 19 de setembro de uma publicação do TikTok ( .)

O terremoto, que teve seu epicentro no sudeste da cidade turística de Marrakech, aconteceu por volta das 23H11 de 8 de setembro de 2023 e deixou mais de 5.500 feridos, segundo o último balanço oficial. Foi o tremor mais intenso já medido e o mais letal em seis décadas no país.

Uma busca reversa por fragmentos do vídeo no Google levou a duas publicações feitas em 12 de fevereiro de 2023 no TikTok (1, 2), que incluem o mesmo vídeo com palavras-chaves como “Adanaa” e “Kubilay apartmanu”.

Com essa informação, foi realizada uma nova pesquisa no Google, que indicou que Adana é uma cidade no sudeste da Turquia e “Kubilay” é o nome de um prédio, segundo publicação feita no Facebook de 2019 com fotos que coincidem com o edifício do vídeo viral.

Adana foi uma das cidades afetadas após um terremoto de magnitude 7,8 atingir a Turquia e a Síria em 6 de fevereiro deste ano.

Com a mesma pesquisa, a equipe de verificação da AFP também encontrou uma publicação no TikTok feita em 7 de fevereiro com um vídeo que mostra o edifício desabando e cuja descrição, traduzida do turco para o português, aponta: “O edifício de apartamentos Kubilay parcialmente caído na avenida Turgut Özal em Adana”.

Na sequência encontrada observa-se que o vídeo viral foi invertido e que o letreiro da parte inferior do edifício possui os dizeres “Aslar Vip”, uma empresa de aconselhamento escolar localizada em Adana. O logo da empresa, visível em sua conta no Facebook, coincide com o que aparece nas imagens analisadas.

Image
Comparação entre capturas de tela de um vídeo no TikTok em fevereiro de 2023... ( .)
Image
... e uma postagem viral de setembro na mesma plataforma, feita em 19 de setembro de 2023 ( .)

 

 

Por fim, o prédio Kubilay foi encontrado através da ferramenta Street View do Google Maps na avenida Turgut Özal em Adana. Nessa visualização do mapa, de abril de 2022, é possível observar o letreiro da Aslar Vip.

Veículos de comunicação turcos (1, 2, 3) publicaram, em fevereiro, o vídeo do desabamento do prédio seis dias depois do primeiro terremoto na Turquia. Uma das matérias encontradas detalha: “Em Adana, o edifício Kubilay, que já havia desabado parcialmente devido ao segundo terremoto (…), desabou por completo. O momento do colapso foi registrado em vídeos por telefones celulares”.

O AFP Checamos já verificou outras imagens incorretamente associadas ao terremoto que atingiu o Marrocos em setembro de 2023.

Referências

20 de setembro de 2023 Ajusta legenda da comparação de fotos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco