Vídeo de um desabamento no Marrocos em 2020 circula falsamente atribuído ao sismo de 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de setembro de 2023 às 17:13
- 2 minutos de leitura
- Por Fabien ZAMORA, AFP França, AFP Argentina, AFP Brasil
- Tradução e adaptação Martín RASCHINSKY
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Momento em que um prédio desabou no Marrocos logo após forte terremoto de 6,8 graus 08/09/2023”, diz texto sobreposto ao vídeo no TikTok. A gravação também circula no Facebook e no Kwai.
Publicações semelhantes circulam em inglês, francês e espanhol.
No último 8 de setembro, o Marrocos sofreu um terremoto de magnitude 6,8 que provocou pânico na cidade de Marrakech. Em 14 de setembro, a tragédia havia deixado cerca de 2.900 mortos e 5.600 feridos.
Origem do vídeo
Uma busca reversa por fragmentos da sequência no Google Lens mostrou que o mesmo vídeo viral havia sido publicado em um perfil no YouTube em 6 de agosto de 2020. Sua descrição, em árabe, diz: “Uma casa desabou em Sbata, Derb Moulay Bouchaib, no beco 4, Casablanca”.
Uma busca por palavras-chave no X mostrou outra publicação de 2020 com o vídeo viral, e uma pesquisa no Google levou a artigos de jornais que incluem a gravação (1, 2, 3).
Nos meios de comunicação, explica-se que o trecho corresponde a um desabamento ocorrido em 2020 na cidade de Casablanca, no Marrocos.
“Na tarde da quarta-feira de 5 de agosto [de 2020], uma casa de três andares desabou repentinamente no distrito de Derb Al Masoudia, situado em Sbata, na região de Casablanca. Ao menos um morador morreu”, explicam os artigos. Como resultado do acidente, um homem de 55 anos faleceu.
O desabamento da casa foi o terceiro de uma série de desmoronamentos ocorridos no bairro nos últimos anos, desencadeados pelo envelhecimento de determinadas moradias. Além disso, segundo reportagens, a zona caracteriza-se por abrigar muitas famílias em espaços reduzidos, o que provocou, com o passar dos anos, a deterioração dos edifícios.
O AFP Checamos já verificou outras imagens incorretamente associadas ao terremoto de setembro de 2023 no Marrocos.
Referências
- Vídeo publicado no YouTube em 2020
- Vídeo publicado no X em 2020
- Matérias jornalísticas sobre o desabamento (1, 2, 3)