Filmagem de resgate de bebê não foi feita na Líbia em 2023 após inundações; circula desde 2019

  • Publicado em 20 de setembro de 2023 às 17:30
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma sequência que mostra um grupo de homens retirando uma recém-nascida do chão não tem relação com as inundações de 10 de setembro de 2023 que atingiram diversas cidades no leste da Líbia, como afirmam publicações visualizadas mais de 176 mil vezes desde o dia 15 do mesmo mês. Na verdade, o vídeo circula pelo menos desde maio de 2019 com a afirmação de que retrata uma bebê abandonada na cidade marroquina de Casablanca.

“15/09/2023 encontrado um bebê com vida em meio aos destroços da Líbia”, diz um texto sobreposto ao vídeo em publicações no Instagram. Alegação semelhante é compartilhada no Facebook, no Kwai, no TikTok e no X (antes Twitter).

A mesma gravação também circula erroneamente associada ao terremoto de 8 de setembro no Marrocos.

Image
Captura de tela feita em 19 de setembro de 2023 de uma publicação no Instagram ( .)

As publicações sugerem que a sequência de imagens teria sido feita durante os resgates realizados após a passagem da tempestade Daniel na Líbia, que deixou milhares de mortos e mais de 10.000 desaparecidos, de acordo com informações divulgadas até a publicação deste texto.

No entanto, uma busca reversa por fragmentos do vídeo viral levou à mesma sequência publicada no Facebook em maio de 2019 (1, 2).

As publicações indicam que o bebê era uma recém-nascida “encontrada por um pastor depois de ouvi-la chorar” em Sidi Maârouf, bairro da cidade de Casablanca, no Marrocos.

Outra pesquisa permitiu encontrar fotos do resgate publicadas nessa mesma rede social desde 12 de maio de 2019. Esse foi o registro mais antigo do episódio encontrado pela AFP.

A mídia local (1, 2) informou em 13 de maio de 2019 que a bebê foi encontrada soterrada perto da estação do Escritório Nacional de Água e Eletricidade, em Casablanca. Após ser resgatada, ela foi transferida para o pronto-socorro do Hospital Ibn Rushd e as autoridades abriram uma investigação para apurar o caso.

Referências

  • Publicações em maio de 2019 (1, 2, 3)
  • Reportagens da mídia marroquina sobre o caso em 2019 (1, 2)

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco