Vídeo de ato pró-Bolsonaro em 2021 circula como se mostrasse sua popularidade em 2023
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 5 de maio de 2023 às 20:33
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Nunca que o Bolsonaro perdeu a eleição.Um ex presidente sendo mais aclamado do que o atual”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook.
O conteúdo circula em meio a volta de Bolsonaro ao Brasil depois de passar três meses nos Estados Unidos após perder as eleições à Presidência para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em 30 de abril de 2023, o ex-presidente fez uma aparição pública a apoiadores durante evento em Ribeirão Preto, em São Paulo.
Mas a gravação replicada nas redes não foi feita neste contexto.
No trecho viral, de pouco mais de 20 segundos, se vê uma multidão de pessoas vestidas de verde e amarelo entoando as palavras: “Eu sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor”. Na sequência é possível identificar as pilastras do Museu de Arte de São Paulo (MASP), localizado na Avenida Paulista. Bolsonaro aparece em um momento da gravação acenando para a multidão em cima de um carro de som e ao lado de um homem de chapéu branco
Uma busca reversa por fragmentos da gravação mostra que o mesmo momento aparece em um vídeo publicado em 7 de setembro de 2021 no canal do YouTube Folha Política.
Coincidem os movimentos dos braços de Bolsonaro, a disposição de pessoas ao seu redor - incluindo um homem com chapéu branco - e as bandeiras e cartazes vistos na frente do mandatário.
Naquela data, milhares de pessoas se reuniram nas principais cidades do país, incluindo São Paulo, para demonstrar apoio ao governo do então presidente Jair Bolsonaro, que convocou as manifestações (1, 2) com pedidos anti-democráticos, ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e com alegações sem provas sobre “fraudes nas urnas”.
A AFP também cobriu a manifestação. Fotos feitas pela agência em 7 de setembro de 2021 mostram Bolsonaro com a mesma roupa e ao lado do mesmo homem de chapéu branco vistos no conteúdo viralizado.
Este conteúdo também foi checado pelo Estadão Verifica.