Foto de manifestação de 7 de setembro com pessoa dormindo na rua não é montagem

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

A alegação de que uma foto tirada nos protestos pró-governo de 7 de setembro de 2021 teria sido manipulada para acrescentar uma pessoa dormindo no chão ao lado de manifestantes foi compartilhada mais de 4 mil vezes nas redes sociais. Mas isso é falso. Uma análise dos metadados dessa imagem, enviada ao Checamos pela autora da foto, mostrou que ela foi feita no dia 7 de setembro pela manhã. O primeiro registro localizado pela AFP da imagem sem a pessoa em situação de rua, que tem indícios de manipulação, foi publicado nas redes sociais somente no dia seguinte.

“OS ESQUEDOPATAS roubou até a foto original  Cê tá de brincadeira  Vivem de FAKES NEWS!!!”, diz o texto de uma das publicações, junto a uma comparação que mostraria as diferenças entre supostas fotos das manifestações do Dia da Independência do Brasil e que foi compartilhada no Twitter (1, 2, 3) e no Facebook (1, 2, 3).

Nessa data, milhares de pessoas se reuniram nas principais cidades do país para demonstrar apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro, que convocou as manifestações.

Captura de tela feita em 9 de setembro de 2021 de uma publicação no Twitter

Nas publicações viralizadas, usuários alegam que a suposta foto “original” não mostra a pessoa em situação de rua, e que sua aparição se deve a uma “montagem”.

Uma busca reversa pela imagem no Google levou ao portal de notícias R7, onde a foto aparece creditada à repórter Sarah Teófilo. A fotografia também foi publicada pela repórter no Twitter às 8h05 do dia 7, com a legenda “Brasília, 7 de setembro de 2021”. Este foi o registro mais antigo da imagem encontrado pela equipe do Checamos. Todas as demais publicações localizadas foram feitas posteriormente.

Em uma comparação entre a foto publicada pela repórter e a viralizada como supostamente “original”, é possível identificar sinais de manipulação, como cortes abruptos nas sombras no canto esquerdo da imagem, logo acima da letra “a” em “original”. Abaixo da palavra, duas sombras também apresentam cortes abruptos sem explicação aparente. 

Comparação feita em 10 de setembro de 2021 entre o registro publicado por Sarah Teófilo no Twitter (E) e a foto viralizada como “original”

À AFP, Teófilo confirmou ser a autora do registro. Uma análise dos metadados do arquivo cedido pela repórter para a verificação mostrou que o registro foi feito às 7h10 do dia 7 de setembro, quando manifestantes começavam a se reunir para o ato.

Uma busca reversa pela imagem sem a pessoa dormindo no chão nos buscadores Yandex, Bing, TinEye e Google Imagens, não trouxe resultados compatíveis. 

Uma pesquisa por publicações contendo as palavras-chave “foto” e “montagem” no Twitter trouxe como resultado mais antigo um tuíte de 7 de setembro, publicado às 12H09, que questionava se a foto com a pessoa em situação de rua seria verdadeira, mas não continha a imagem sem o homem dormindo.

Os primeiros registros, localizados pelo Checamos, da imagem sem a pessoa foram publicações feitas no Facebook (1) e no Twitter (1) no dia 8 de setembro - mais de 24 horas depois do horário registrado nos metadados do arquivo original.

Além disso, a jornalista negou que se tratasse de uma montagem.

EDIT 14/09/2021: Atualiza foto de capa.