Passaporte que supostamente prova que Barack Obama nasceu no Quênia é de seu pai

Malik Obama, meio-irmão do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, publicou fotos do passaporte de seu pai em sua conta do Twitter em meados de abril de 2023. No dia seguinte, as imagens foram compartilhadas milhares de vezes nas redes sociais como supostas provas de que Barack Obama é do Quênia, em referência à teoria da conspiração de que ele nasceu no país. A AFP entrou em contato Malik Obama, que confirmou a identidade do pai no documento.

“Malik Obama entregou documentos que provam que Barack Obama nasceu em Nairóbi, no Quênia”, diz a legenda que acompanha imagens de passaportes, compartilhadas no Twitter, no Facebook e no Telegram.

O conteúdo também circula em espanhol e em inglês.

Image
Captura de tela feita em 18 de abril de 2023 de uma publicação no Twitter ( .)

Uma busca reversa pelas fotos na ferramenta In-Vid-WeVerify* mostrou que a alegação foi publicada no Twitter originalmente em 12 de abril de 2023 por Stew Peters, um locutor norte-americano de extrema-direita que já havia difundido desinformação sobre as vacinas contra a covid-19 e sobre teorias da conspiração, que a equipe de verificação da AFP nos Estados Unidos já desmentiu (1, 2, 3).

De quem é o passaporte?

Por meio dessa mesma busca, foi possível constatar que as três fotos do documento foram publicadas no Twitter por Malik Obama, meio-irmão de Barack, em 11 de abril de 2023.

“Tentei fazer esse falso [em referência a Barack Obama] colocar isso na biblioteca dele, mas ele não quis”, diz o tuíte de Malik, que tem uma relação conturbada com o meio-irmão (1, 2).

Nas imagens do passaporte identifica-se que foi emitido em Nairóbi, no Quênia, e que o portador é “Sr. Barack Hussein Obama”, portanto, pertenceria ao pai do ex-presidente dos Estados Unidos, um economista queniano.

“É o passaporte do meu pai”, confirmou Malik Obama à AFP em um e-mail em 13 de abril, acrescentando que o colocará em leilão.

A informação visível no passaporte também confirma que ele não poderia ter pertencido ao ex-presidente democrata. A emissão data de 29 de abril de 1959, dois anos antes do nascimento de Obama, em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Havaí.

De acordo com a Biblioteca Presidencial de Barack Obama, seus pais se divorciaram quando ele tinha dois anos e ele foi criado por sua mãe, Stanley Ann Dunham, e seus avós maternos.

Em outra foto publicada por Malik no Twitter em 12 de abril, fica claro que o retrato do documento não corresponde a Barack Obama.

Teoria da conspiração

As alegações de que o passaporte pertence a Barack Obama e de que ele não nasceu nos Estados Unidos se baseiam em uma teoria da conspiração criada em 2011 e promovida há anos pelo ex-presidente Donald Trump, que inclusive desmentiu a si próprio.

A Constituição dos Estados Unidos estabelece que o presidente deve ter no mínimo 35 anos de idade, ser cidadão natural e residir no país há pelo menos 14 anos.

Outras alegações falsas e enganosas relacionadas a Barack Obama e sua ascendência queniana já foram verificadas pela equipe norte-americana da AFP (1, 2, 3).

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

Referências:

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco