Passaporte que supostamente prova que Barack Obama nasceu no Quênia é de seu pai
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 20 de abril de 2023 às 00:03
- 3 minutos de leitura
- Por Bill MCCARTHY, AFP Estados Unidos, AFP México, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Malik Obama entregou documentos que provam que Barack Obama nasceu em Nairóbi, no Quênia”, diz a legenda que acompanha imagens de passaportes, compartilhadas no Twitter, no Facebook e no Telegram.
O conteúdo também circula em espanhol e em inglês.
Uma busca reversa pelas fotos na ferramenta In-Vid-WeVerify* mostrou que a alegação foi publicada no Twitter originalmente em 12 de abril de 2023 por Stew Peters, um locutor norte-americano de extrema-direita que já havia difundido desinformação sobre as vacinas contra a covid-19 e sobre teorias da conspiração, que a equipe de verificação da AFP nos Estados Unidos já desmentiu (1, 2, 3).
De quem é o passaporte?
Por meio dessa mesma busca, foi possível constatar que as três fotos do documento foram publicadas no Twitter por Malik Obama, meio-irmão de Barack, em 11 de abril de 2023.
“Tentei fazer esse falso [em referência a Barack Obama] colocar isso na biblioteca dele, mas ele não quis”, diz o tuíte de Malik, que tem uma relação conturbada com o meio-irmão (1, 2).
Nas imagens do passaporte identifica-se que foi emitido em Nairóbi, no Quênia, e que o portador é “Sr. Barack Hussein Obama”, portanto, pertenceria ao pai do ex-presidente dos Estados Unidos, um economista queniano.
“É o passaporte do meu pai”, confirmou Malik Obama à AFP em um e-mail em 13 de abril, acrescentando que o colocará em leilão.
A informação visível no passaporte também confirma que ele não poderia ter pertencido ao ex-presidente democrata. A emissão data de 29 de abril de 1959, dois anos antes do nascimento de Obama, em 4 de agosto de 1961, em Honolulu, Havaí.
De acordo com a Biblioteca Presidencial de Barack Obama, seus pais se divorciaram quando ele tinha dois anos e ele foi criado por sua mãe, Stanley Ann Dunham, e seus avós maternos.
Em outra foto publicada por Malik no Twitter em 12 de abril, fica claro que o retrato do documento não corresponde a Barack Obama.
— Malik Obama (@ObamaMalik) April 12, 2023
Teoria da conspiração
As alegações de que o passaporte pertence a Barack Obama e de que ele não nasceu nos Estados Unidos se baseiam em uma teoria da conspiração criada em 2011 e promovida há anos pelo ex-presidente Donald Trump, que inclusive desmentiu a si próprio.
A Constituição dos Estados Unidos estabelece que o presidente deve ter no mínimo 35 anos de idade, ser cidadão natural e residir no país há pelo menos 14 anos.
Outras alegações falsas e enganosas relacionadas a Barack Obama e sua ascendência queniana já foram verificadas pela equipe norte-americana da AFP (1, 2, 3).
*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.