Imprensa não noticiou que Tarcísio de Freitas disse que Lula “nunca tomará posse”

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 20 de dezembro de 2022 às 21:27
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Não foi noticiado que o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vitorioso nas eleições de 2022, “nunca tomará posse”. A suposta declaração foi compartilhada mais de 980 vezes nas redes sociais, desde 11 de dezembro, junto à imagem de uma suposta nota de um site de notícias. Mas trata-se de uma montagem, e a frase não consta na matéria. À AFP, a assessoria de Tarcísio de Freitas negou que ele tenha se pronunciado nesse sentido.

“‘NÃO IREI A POSSE DE LULA PORQUE ELE NUNCA TOMARÁ POSSE. SIMPLES ASSIM!’, disse o governador eleito de São Paulo, com um pronunciado sorriso sarcástico!”, lê-se na imagem compartilhada no Facebook e no Instagram.

Image
Captura de tela feita em 20 de dezembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

Segundo as publicações virais, as aspas fariam parte de uma nota publicada na coluna do repórter Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, intitulada “O argumento de Tarcísio para não ir à posse de Lula”, e aparecem logo abaixo da foto do político.

No entanto, a frase atribuída a Tarcísio Freitas não consta na nota publicada em 8 de dezembro de 2022. É possível constatar que a imagem viral foi adulterada:

Image
Comparação feita em 20 de dezembro de 2022 entre uma publicação viralizada (E) no Facebook e a nota publicada no site do Metrópoles ( .)

Segundo a matéria do Metrópoles, o argumento do político, que foi ministro da Infraestrutura de Jair Bolsonaro (PL), seria de que “ficaria muito apertado tomar posse como governador pela manhã em SP para, depois, pegar um avião rumo a Brasília”. Não há qualquer menção a não haver posse presidencial.

Além disso, é possível observar que a fonte das supostas aspas é diferente, no estilo e no tamanho, daquela que se vê no subtítulo da matéria. A grafia, com pontos de exclamações e frases inteiras em maiúscula, tampouco corresponde àquela que geralmente é usada em textos jornalísticos.

Uma busca no Google pela frase viralizada não leva a qualquer notícia nesse sentido. Em suas redes sociais tampouco há menção à posse de Lula.

Procurada pela AFP, a assessoria de Tarcísio de Freitas afirmou que a declaração atribuída ao governador eleito "é falsa".

Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco