Fernando Haddad concluiu mestrado em Economia; vídeo de 2017 circula fora de contexto
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de dezembro de 2022 às 20:35
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Tá cada vez mais surpreendente! Para o Ministério da Economia, sai Paulo Guedes, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Chicago, e entra Haddad, 2 meses de estudo de economia para passar numa prova que ainda colou! Putz! Só Deus na causa... Faz o L!!!”, afirma uma das publicações compartilhadas no Facebook.
Postagens com alegação similar também circulam no Twitter, no Kwai e no TikTok.
No trecho viral, Fernando Haddad diz que “apesar de dar pitacos em Economia”, estudou apenas dois meses para “passar no exame da Anpec [Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia]” e justifica que “depois não estudou mais” porque “colava um pouco do Alexandre Schwartsman e o Laercio Menezes para passar”.
Uma busca por palavras-chave no Google levou a um vídeo transmitido ao vivo em 12 de setembro de 2017 de um debate promovido pela revista piauí e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Nele, Haddad e o também economista Marcos Lisboa discutiram, entre outros assuntos, sobre a gestão e as políticas econômicas adotadas por governos petistas. O debate foi mediado pelo então diretor de redação da piauí Fernando de Barros e Silva, que no início da gravação explicou o motivo da conversa entre os dois: ambos haviam publicado textos com ideias divergentes na revista.
Após a repercussão, Haddad afirmou em entrevista que a sua fala “só poderia ser encarada como piada”. Os dois colegas citados no trecho viral também se manifestaram, na mesma reportagem, alegando se tratar de uma brincadeira do petista e que nenhum plágio havia ocorrido de fato.
Em 8 de novembro de 2022, Alexandre Schwartsman, um dos colegas citados no vídeo, reiterou em suas redes sociais que se tratava de uma fala em tom sarcástico, sem nenhum fundo de verdade.
As publicações virais omitem o fato de que o petista concluiu, em 1990, o mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo. Sua dissertação sobre o modelo sócio-econômico da antiga União Soviética foi transformada em livro em 1992.
No dia 9 de dezembro de 2022, Haddad foi indicado pelo presidente eleito Lula para ocupar o cargo de ministro da Fazenda a partir de janeiro de 2023. O ministério será recriado a partir da atual pasta de Economia. Depois de sua nomeação, veículos da imprensa divulgaram curiosidades sobre a formação de Haddad na área (1, 2).