![](/sites/default/files/medias/factchecking/g2/2022-11//9bdf58e0ff6d9153ed23f565fd8fc10c.jpeg)
A Jovem Pan não noticiou que o primeiro-ministro da Holanda “confirmou” fraude eleitoral no Brasil
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de novembro de 2022 às 18:25
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“O Presidente da Holanda confirma que houve fraude na Eleição Presidencial do Brasil”, afirma a chamada de uma suposta matéria que é acompanhada pela logo da Jovem Pan.
“O presidente da Holanda, Mark Rutte, não concorda com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva devido às inúmeras provas das fraudes alarmantes que ocorreram nas urnas durante a Eleição Presidencial, e está disposto a enviar tropas de elite em caso de intervenção militar e apoiar Jair Messias Bolsonaro”, continua o texto visto na imagem compartilhada no Facebook, Twitter, Instagram e TikTok.
A captura de tela também foi encaminhada ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.
![](/sites/default/files/styles/image_in_article/public/medias/factchecking/g2/2022-11/9e588d87135af78fba6ae9f2b8c221a9.jpeg?itok=2EyWRfYn)
O conteúdo viral afirma que Mark Rutte é o presidente da Holanda. No entanto, o país adota o sistema parlamentarista. Rutte é primeiro-ministro, e não presidente.
Na imagem viralizada também é possível identificar o logo da Jovem Pan News, a data – 11 de novembro de 2022 – e a fonte da informação, que seria o jornal holandês De Telegraaf.
Buscas por palavras-chave no Google e no site da Jovem Pan, também usando a plataforma WayBack Machine, que permite consultar versões arquivadas de conteúdos online, mostra que nenhuma matéria foi publicada sobre o primeiro-ministro Mark Rutte no dia 11 de novembro de 2022.
Ao AFP Checamos, a Jovem Pan confirmou que não publicou o conteúdo e disse se tratar de uma “montagem”.
Uma pesquisa no site do jornal De Telegraaf tampouco localizou qualquer notícia sobre o primeiro-ministro holandês ter afirmado que houve fraude eleitoral no Brasil.
Na verdade, em 31 de outubro, um dia após o resultado do segundo turno ser confirmado, Rutte parabenizou o presidente eleito Lula pelo Twitter.
O primeiro-ministro também afirmou ter conversado com o petista por telefone sobre os desafios que seus países devem enfrentar nos próximos anos e disse que a Holanda o considera um “aliado”.
: I have sincerely congratulated Lula da Silva on his forthcoming inauguration as President of Brazil. The Netherlands welcomes @LulaOficial as an ally in the fight against climate change, a partner for trade and investment, and a key player in the G20 network.
— Mark Rutte (@MinPres) November 8, 2022