CNN não noticiou que Lula tributará o PIX, congelará poupanças e criará o “Peso Real”
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 7 de novembro de 2022 às 14:58
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, tem plano de criar nova CPMF que vai tributar todas as transações do PIX, de congelar a poupança dos brasileiros, liberar apenas R$ 500 para o uso das famílias e de criar a moeda ‘Peso Real’ junto com Argentina e Venezuela”, diz o texto da imagem compartilhada no Facebook e no Instagram, com o logotipo da CNN no topo.
A suposta notícia viralizou após a vitória de Lula sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.
No entanto, o conteúdo não foi reportado pela CNN Brasil.
Uma busca no Google pelo trecho que aparece na imagem compartilhada nas redes sociais levou a uma checagem feita pelo Comprova - projeto do qual a AFP também faz parte - e publicada no site da emissora em 31 de outubro de 2022.
O texto original se refere ao “conteúdo investigado” pela verificação, e não a medidas do futuro governo Lula, como sugerem as publicações. A checagem conclui, na verdade, que as alegações são falsas:
Nenhuma das medidas que aparecem na imagem está prevista no plano de governo apresentado pela chapa de Lula ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Procurada pela AFP, a assessoria do presidente eleito afirmou que “não há projeto desse governo para taxar o PIX” nem para implementar as outras medidas mencionadas pelas publicações virais.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.