Supermercado na Argentina não oferece panetone em três vezes sem juros
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 7 de novembro de 2022 às 18:05
- 2 minutos de leitura
- Por Martín RASCHINSKY, AFP Argentina, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Na Argentina governada por um lulista, a destruição da economia foi tão grande que um panetone é vendido parcelado em 3 vezes!”, diz uma publicação no Twitter com mais de 4.700 compartilhamentos.
A legenda é acompanhada por uma imagem de uma prateleira dos supermercados Dia, na Argentina, com duas marcas de panetone e dois cartazes. Um afirma que o preço do produto é de 999 pesos argentinos (aproximadamente 31,8 reais, de acordo com a conversão do Banco Central de 7 de novembro de 2022). No outro cartaz está escrito "3 parcelas sem juros", sem especificar um determinado produto.
A mesma declaração circula no Facebook (1, 2), Instagram (1, 2) e em postagens em espanhol. Um deputado argentino também compartilhou a imagem para responder um tuíte do governador de Buenos Aires, Axel Kicillof.
Como foi a promoção?
Através de uma pesquisa no site de arquivar páginas Wayback Machine, a AFP conseguiu verificar que o cartaz que aparece na foto viral corresponde a uma promoção que vigorou entre 28 e 30 de outubro de 2022.
Mas, ao contrário do afirmado nas redes, a ação só permitia financiar em três parcelas sem juros as compras acima de 8.000 pesos (cerca R$ 255,44, de acordo com a conversão do Banco Central de 7 de novembro de 2022). A página do Dia Argentina no Facebook também publicou a imagem da promoção.
Camila Hortal, coordenadora de contas da empresa de relações públicas e comunicação Ketchum, responsável pelo planejamento e implementação das estratégias de comunicação dos supermercados Dia, disse à AFP que "a promoção só foi válida na sexta-feira 28, sábado 29 e domingo 30, e foi para compras de valor superior a 8.000 pesos”.
A AFP também consultou os funcionários do supermercado Dia no centro de Buenos Aires, que confirmaram que só é possível comprar um panetone em três parcelas com uma sobretaxa de 10%.
No momento em que a Argentina enfrenta uma inflação anual acumulada em setembro de 2022 de 66,1% e de 6,2% no mesmo mês, as promoções sem juros se tornaram uma vantagem cada vez mais popular para os cidadãos. Entretanto, os planos de financiamento não são tão comuns para alimentos como podem ser para eletrodomésticos ou outros produtos.