Lula e Paes estavam ao lado de André Ceciliano em foto, e não do traficante Celsinho da Vila Vintém

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), não aparecem em fotografia ao lado do traficante Celsinho da Vila Vintém. Publicações compartilhadas mais de 3 mil vezes nas redes sociais desde o último dia 22 de outubro alegam que o criminoso teria “acabado” de sair da cadeia e já estaria com os políticos. No entanto, quem aparece na imagem original é o deputado estadual André Ceciliano (PT), que concorreu ao cargo de senador nas eleições gerais de 2022.

“Eduardo Paes (Prefeito do Rio de Janeiro), Lula e Celsinho da Vila Vintém, traficante recém liberto da cadeia após passar mais de 20 anos preso”, diz uma das publicações que circulam no Twitter, no Instagram e no Facebook.

A gravação também foi enviada ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, caso duvidem de sua veracidade.

Captura de tela feita em 22 de outubro de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

Contudo, quem estava ao lado de Lula e Paes era o deputado estadual André Ceciliano, e não Celsinho da Vila Vintém, que foi solto em 19 de outubro de 2022

Uma busca reversa pela foto permitiu encontrar a captura original, que foi publicada em 25 de setembro de 2022 por um portal de notícias, creditada ao fotógrafo Lucas Alvarenga. Nela, é possível perceber que, no lugar do traficante da Vila Vintém, está Ceciliano.

Uma pesquisa pelas palavras-chaves “Lula”, “Eduardo Paes” e “Rio de Janeiro” permitiu concluir que o encontro, de fato, se deu em 25 de setembro de 2022, quando Lula esteve na quadra da escola de samba Portela junto com Eduardo Paes e o então candidato ao Senado no Rio de Janeiro por seu partido, André Ceciliano.

Outras matérias da imprensa (1, 2) com imagens do evento permitem confirmar que se trata do deputado estadual, e não do criminoso recentemente solto.

A AFP também esteve presente e registrou os momentos (1, 2) em que Paes e Ceciliano estiveram ao lado do ex-presidente.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (E), o candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, e o candidato ao Senado André Ceciliano durante comício na quadra da escola de samba Portela, no Rio de Janeiro, em 25 de setembro de 2022 ( AFP / Mauro Pimentel)

O evento foi transmitido ao vivo no canal de Lula no YouTube. Tanto na foto viral quanto no vídeo analisados, Lula e Eduardo Paes vestem a mesma roupa, enquanto Lula usa, também, o mesmo chapéu.

Em 22 de outubro de 2022, o prefeito Eduardo Paes, por meio de sua conta no Twitter, se pronunciou confirmando que a foto era uma montagem e criticando a ação.

Eleições 2022