Jovem Pan não noticiou vitória de Bolsonaro em 1º turno na Nova Zelândia; print viral foi editado
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 2 de outubro de 2022 às 18:46
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Bolsonaro acaba de ser reeleito em 1º turno, na Nova Zelândia”, diz a chamada de uma suposta notícia que circula no Twitter, Instagram e Facebook.
O print compartilhado diz ainda: “Presidente obteve 99% dos votos registrados. Boca de urna na Austália e Japão também mostram que vitória será avassaladora”.
O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp do AFP Checamos, para onde os usuários podem enviar conteúdos vistos em redes sociais, se duvidarem de sua veracidade.
Uma busca pelo título visto na captura de tela viral, “Bolsonaro acaba de ser reeleito em 1º turno, na Nova Zelândia”, não retornou resultados.
Uma nova pesquisa, desta vez no site da Jovem Pan com o nome do país, mostrou apenas uma notícia sobre o primeiro turno das eleições gerais de 2022: “Nova Zelândia dá início às votações para eleições brasileiras de 2022”.
Comparando a matéria publicada originalmente no site da Jovem Pan com a captura de tela viralizada nas redes sociais, é possível observar que elas têm a mesma data e horários de publicação e atualização.
Além disso, a foto e o crédito inserido na parte superior direita são os mesmos. Ainda, no print viral, “Austrália” foi escrito sem a letra “r”, e o subtítulo leva um ponto ao final da frase, algo que não segue o formato do veículo.
Outro elemento que permite concluir tratar-se de uma montagem é o fato de que o print sobre a vitória de Bolsonaro tem o mesmo título que o da notícia original após a palavra “Mundo”. Todos esses itens estão destacados na comparação abaixo:
À AFP, Virgílio Dias, chefe de redação do Grupo Jovem Pan, disse: “Não publicamos este conteúdo. Já vamos acionar a nossa equipe jurídica”.
A assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que a totalização de votos só tem início às 17H de Brasília. A informação também consta na página do Tribunal.
Neste fim de semana, o AFP Checamos se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente desinformação sobre as eleições. A parceria CheckBR reúne também Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.