Jair Bolsonaro disse que morou em Nioaque (MS), e não que o Acre fica no Mato Grosso do Sul
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de setembro de 2022 às 20:59
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Alguém ouviu isso?”, diz uma das publicações que circulam no Facebook (1, 2) com uma imagem de Bolsonaro no debate, acompanhada de um texto sobreposto onde se lê: “Eu morei no Acre, estado do Mato Grosso do Sul”. Versões semelhantes também são compartilhadas no Twitter e TikTok (1, 2).
Nos comentários, alguns usuários satirizam o candidato à reeleição: “Gente!! Eu ouvi isso, e achei que estava escutando errado!!! Eu ouvi,certo!! Bolzo não conhece o Brasil".
No entanto, outros corrigem as publicações, afirmando que Bolsonaro citou o município de Nioaque, e não o estado do Acre.
Uma consulta ao vídeo original do debate permite confirmar que o presidente não cometeu o erro de geografia apontado nas publicações viralizadas. A fala foi dita em resposta a uma pergunta da candidata Simone Tebet (MDB) sobre mudanças climáticas durante o segundo bloco do programa.
“Senhora candidata, eu morei em Nioaque, Estado do Mato Grosso do Sul, conheço muito bem o Pantanal sul-mato-grossense, não é verdade o que a senhora está falando aqui. Periodicamente, pega fogo na região”, disse Bolsonaro.
Uma transcrição do debate feita pelo site de jornalismo Poder 360 também mostra que o presidente mencionou o município de Nioaque, que realmente fica no Mato Grosso do Sul.
Uma pesquisa na transcrição pela palavra “Acre” mostra que o único candidato que mencionou o estado da Região Norte foi Ciro Gomes (PDT) durante um diálogo com o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a inauguração de uma fábrica.
Na biografia disponível no site do Planalto se informa que Bolsonaro morou em Nioaque entre 1979 e 1981, quando atuava como capitão do Exército. O mesmo já foi citado em diversas reportagens (1, 2).
O AFP Checamos verificou ao vivo as falas dos candidatos à Presidência durante o debate de 29 de setembro.