Paraná Pesquisas não fez levantamento que mostra vitória de Bolsonaro em todos os estados em 2022

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

É falsa a mensagem compartilhada nas redes sociais a respeito de um suposto levantamento realizado pelo instituto Paraná Pesquisas que mostraria o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, vencendo o pleito de outubro de 2022 em todos os estados brasileiros. À AFP, a empresa informou que o conteúdo, que circula desde 2020 e foi difundido centenas de vezes em setembro de 2022, não é verídico.

“Pesquisa realizada hoje, 23/09/22, pela *Paraná Pesquisas e registrada no TSE*. Bolsonaro vence hoje em todos os estados, porque o povo quer que ele continue”, diz o texto compartilhado no Twitter, que contém uma captura de tela do aplicativo WhatsApp com uma mensagem que lista as supostas porcentagens do presidente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

O conteúdo circula também no Facebook, Instagram, Telegram, LinkedIn e YouTube.

Captura de tela feita em 27 de agosto de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

Em anos eleitorais como 2022, a Justiça Eleitoral exige que entidades e empresas que realizarem levantamentos de opinião pública relacionados ao pleito registrem as pesquisas no sistema PesqEle.

O AFP Checamos identificou 16 levantamentos registrados pelo Paraná Pesquisas em setembro de 2022 e localizou os resultados de nove deles. Consultado pela AFP sobre a ausência dos resultados das demais pesquisas, o instituto explicou que a forma de divulgação dos levantamentos é uma decisão dos clientes que os encomendaram. “Quando registramos alguma pesquisa por iniciativa própria, as mesmas são divulgadas nos nossos veículos oficiais”, acrescentou a instituição.

Somente três dentre esses nove levantamentos publicados tinham abrangência nacional, enquanto os demais foram realizados em estados específicos. Nenhuma dessas pesquisas trouxe resultados semelhantes aos da mensagem viral.

Até o momento da publicação desta verificação, a pesquisa eleitoral de abrangência nacional mais recente divulgada pelo Paraná Pesquisas era o levantamento identificado perante o TSE com o código BR-03928/2022, divulgado em 27 de setembro de 2022. Nessa pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente de Jair Bolsonaro, com 42,7% dos votos contra 36,4% do atual mandatário.

Nas duas pesquisas nacionais anteriores, BR-05388/2022, divulgada em 14 de setembro, e BR-09417/2022, de 20 de setembro, Lula e Bolsonaro apareciam em um cenário de empate técnico, considerando a margem de erro, com o ex-mandatário numericamente à frente de Bolsonaro.

Já os outros levantamentos de setembro de 2022 identificados pela AFP foram feitos pelo Paraná Pesquisas regionalmente, em Bahia, Pernambuco, Alagoas, Ceará, São Paulo e Goiás. Dentre essas pesquisas, as únicas na qual Bolsonaro aparece à frente de Lula foram as realizadas nos estados de São Paulo, divulgada em 9 de setembro, e Goiás, divulgada em 20 de setembro.

Entre os eleitores paulistas, o atual presidente registrou 39% das intenções de voto, e não 71,47% como indicado no texto viralizado. Já na pesquisa realizada em Goiás, Bolsonaro teve 43,6% das intenções de voto, e não 77,25% como indicado no conteúdo viral.

Levantamentos de outros institutos realizados em setembro de 2022 também mostram Lula à frente do atual presidente.

No último levantamento Datafolha divulgado até a publicação desta verificação, o ex-presidente tinha 47% das intenções de voto contra 33% para Bolsonaro.

Já a última pesquisa do instituto Ipec (ex-Ibope) mostrava 48% dos votos para Lula e 31% para Bolsonaro.

Uma busca por palavras-chave no Facebook identificou a mesma mensagem viralizada em setembro de 2022 publicada em uma mensagem em janeiro de 2020.

Por email, o instituto afirmou ao AFP Checamos que “essa notícia é falsa e a mesma circula há mais de 5 anos”.

Eleições 2022