Vídeo da CNN mostra análise de pesquisa no Rio e não “admissão” de derrota do PT nas eleições

Copyright © AFP 2017-2023. Todos os direitos reservados.

Um vídeo de um programa da CNN não mostra comentaristas da emissora “admitindo” que o Partido dos Trabalhadores (PT) já perdeu as eleições de 2022, como sugerem publicações compartilhadas mais de 2 mil vezes nas redes desde 26 de setembro de 2022. Na verdade, os apresentadores analisavam uma pesquisa de intenções de voto da Quaest que mostra uma vantagem do presidente Jair Bolsonaro (PL) especificamente no estado do Rio de Janeiro. Em pesquisa nacional divulgada pelo mesmo instituto um dia antes do levantamento analisado no vídeo, Lula aparece à frente de Bolsonaro.

O vídeo começa com a comentarista Raquel Landim dizendo que estava conversando com o PT “sobre essa virada e a sensação que dá é que eles sabem que é uma batalha um pouco perdida já”. Em seguida, os apresentadores discutem os motivos que dariam uma vantagem ao presidente Jair Bolsonaro.

“CNN admite que PT já perdeu. Bolsonaro ganha no 1° turno?”, diz o texto sobreposto às imagens em publicações no Facebook, TikTok e Kwai.

Captura de tela feita em 27 de setembro de 2022 de uma publicação no Facebook ( .)

Contudo, os comentaristas da CNN não estavam afirmando que o candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, perderia as eleições de outubro no primeiro turno.

Uma busca pelas palavras-chaves “Arena Eleições”, nome visto na captura de tela viral, “PT” e “derrota” no YouTube levou ao vídeo original, publicado na íntegra pela emissora em 15 de setembro de 2022.

Intitulado “Arena Eleições - 15/09/2022 | CNN Prime Time”, a sequência mostra que os comentaristas do canal estavam analisando uma pesquisa feita pela Quaest no estado do Rio de Janeiro, na qual o presidente Jair Bolsonaro aparece à frente de Lula com 40% das intenções de voto, contra 36% do candidato do PT.

A partir de 38 minutos é possível assistir a análise dessa pesquisa. Em nenhum momento, ao contrário do que dizem as publicações viralizadas, os analistas concluem que esses números indicam que o PT perderá as eleições de 2022 no primeiro turno.

Após mostrar a pesquisa, o comentarista Iuri Pitta explica que a vantagem de Bolsonaro sobre Lula no Rio de Janeiro se dá “pelo peso do eleitorado evangélico no Rio de Janeiro ser maior do que no eleitorado nacional”.

Pesquisas feitas nacionalmente pela Quaest no mês de setembro mostram que o ex-presidente Lula lidera a corrida eleitoral contra Jair Bolsonaro.

Em 7 de setembro de 2022, Lula aparecia com 44% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro tinha 34%. Em 14 de setembro, Lula liderava com 42%, enquanto o atual presidente tinha 34%. Já em 21 de setembro de 2022, Lula voltou a ter 44%, enquanto Bolsonaro manteve 34%.

O AFP Checamos já verificou outros conteúdos relacionados à CNN Brasil (1, 2) e as eleições de 2022.

Eleições 2022