Foto de Lula com a rainha Elizabeth II não foi exibida em Piccadilly Circus; esta é uma montagem

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Uma foto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com a rainha do Reino Unido Elizabeth II não foi exposta em um painel de Piccadilly Circus, em Londres, como alegam publicações compartilhadas centenas de vezes nas redes sociais após a morte da monarca, em 8 de setembro de 2022. Uma busca reversa pela imagem mostrou que a foto de Elizabeth II vestindo uma roupa verde foi exposta, na verdade, ao lado de um trecho do discurso pronunciado pela monarca em abril de 2020, no contexto da pandemia de covid-19.

"Piccadilly Circus: a praça mais iluminada de Londres mostra fotos da Rainha Elizabeth II com os chefes de Estados mais respeitados em painel luminoso", dizem as publicações compartilhadas no Twitter, Facebook e Instagram junto à imagem de um outdoor com duas fotos lado a lado: uma do encontro do então presidente Lula com a rainha do Reino Unido e uma na qual a monarca aparece sozinha.

Captura de tela feita em 21 de setembro de 2022 de uma publicação no Twitter ( .)

As publicações foram compartilhadas após o falecimento da monarca, em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos.

No entanto, o painel visto nos registros viralizados precede a morte da rainha e não tinha nenhuma relação com o ex-presidente Lula, ou com outros chefes de Estado, como dito nas redes.

Uma busca pelos termos "foto", "rainha" e "Piccadilly" no Google levou a notícias sobre um pronunciamento de Elizabeth II, em 5 de abril de 2020, no qual agradeceu aos britânicos por ficarem em casa em meio à pandemia de covid-19.

Artigos da imprensa foram ilustrados com fotografias de um painel em Piccadilly Circus em que uma foto da rainha, exatamente com a mesma roupa usada na imagem viralizada, aparece ao lado de uma frase de seu pronunciamento.

A AFP registrou (1, 2, 3) esse mesmo painel em Piccadilly Circus, em 9 de abril de 2020, mas de um ângulo diferente ao das publicações virais. Nessas imagens também se vê no painel a foto da rainha sozinha ao lado de um trecho do seu discurso.

Uma busca reversa pela imagem viral levou a uma publicação no Twitter, feita em 8 abril de 2020, em que aparecem exatamente mesmos elementos, mas sem a foto de Lula com a monarca:

Comparação feita em 21 de setembro de 2022 entre uma publicação viral e uma imagem publicada no Twitter em 8 de abril de 2020 ( .)

A foto em que Lula aparece ao lado de Elizabeth II foi compartilhada pelo candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência em suas redes em 8 de setembro de 2022, dia do falecimento da monarca.

O AFP Checamos não encontrou registros de que tenha sido exibido em Piccadilly Circus qualquer painel com fotos de chefes de Estado após a morte da rainha.

Eleições 2022