Foto de Lula com a rainha Elizabeth II não foi exibida em Piccadilly Circus; esta é uma montagem
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 22 de setembro de 2022 às 21:55
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"Piccadilly Circus: a praça mais iluminada de Londres mostra fotos da Rainha Elizabeth II com os chefes de Estados mais respeitados em painel luminoso", dizem as publicações compartilhadas no Twitter, Facebook e Instagram junto à imagem de um outdoor com duas fotos lado a lado: uma do encontro do então presidente Lula com a rainha do Reino Unido e uma na qual a monarca aparece sozinha.
As publicações foram compartilhadas após o falecimento da monarca, em 8 de setembro de 2022, aos 96 anos.
No entanto, o painel visto nos registros viralizados precede a morte da rainha e não tinha nenhuma relação com o ex-presidente Lula, ou com outros chefes de Estado, como dito nas redes.
Uma busca pelos termos "foto", "rainha" e "Piccadilly" no Google levou a notícias sobre um pronunciamento de Elizabeth II, em 5 de abril de 2020, no qual agradeceu aos britânicos por ficarem em casa em meio à pandemia de covid-19.
Artigos da imprensa foram ilustrados com fotografias de um painel em Piccadilly Circus em que uma foto da rainha, exatamente com a mesma roupa usada na imagem viralizada, aparece ao lado de uma frase de seu pronunciamento.
A AFP registrou (1, 2, 3) esse mesmo painel em Piccadilly Circus, em 9 de abril de 2020, mas de um ângulo diferente ao das publicações virais. Nessas imagens também se vê no painel a foto da rainha sozinha ao lado de um trecho do seu discurso.
Uma busca reversa pela imagem viral levou a uma publicação no Twitter, feita em 8 abril de 2020, em que aparecem exatamente mesmos elementos, mas sem a foto de Lula com a monarca:
A foto em que Lula aparece ao lado de Elizabeth II foi compartilhada pelo candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência em suas redes em 8 de setembro de 2022, dia do falecimento da monarca.
O AFP Checamos não encontrou registros de que tenha sido exibido em Piccadilly Circus qualquer painel com fotos de chefes de Estado após a morte da rainha.