Um combo de quatro fotos de multidões em 7 de setembro de 2021 circula vinculado a 2022
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 9 de setembro de 2022 às 22:01
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“OS INSTITUTOS DE PESQUISA VÃO REBOLAR AGORA PARA SE ADEQUAREM AS PESQUISAS! A Nação Brasileira comemora 200 anos de Independência”, dizem as publicações compartilhadas no Facebook. A mesmas imagens também circulam no Instagram e Twitter.
Os 200 anos da Independência do Brasil foram celebrados em 7 de setembro de 2022. Nessa data, o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou para centenas de milhares de apoiadores em Brasília e no Rio de Janeiro, no bairro de Copacabana.
As imagens compartilhadas, contudo, não correspondem a essa data.
Uma busca reversa no Google identificou exatamente a mesma sequência de fotos em diversas publicações feitas nas redes sociais em 7 de setembro de 2021 (1, 2, 3).
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) foi uma das que compartilhou a galeria com as quatro fotografias no ano passado:
E essas imagens já estão correndo o Brasil e o mundo, e mostra o verdadeiro apoio do Presidente @jairbolsonaro , líder que defende a liberdade do seu povo acima de tudo. Nós fomos às ruas pela LIBERDADE, pela ORDEM, pelo PROGRESSO, pela INDEPENDÊNCIA e contra toda TIRANIA. pic.twitter.com/PJnmSAGitX
— Bia Kicis (@Biakicis) September 7, 2021
Origem das fotos
A primeira imagem da galeria, no canto superior esquerdo, mostra uma multidão na Avenida Paulista, em São Paulo. Uma busca reversa por essa imagem identificou que ela é creditada a Felipe Rau, do Estadão (1).
O fotógrafo também compartilhou a imagem em seu Instagram em 2021:
Ver essa foto no Instagram
A imagem no canto superior direito, que mostra a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, não foi identificada em nenhum veículo de imprensa nas buscas feitas pela AFP. Entretanto, ela foi localizada isoladamente em outras postagens datadas de 7 de setembro de 2021 (1, 2).
A AFP tampouco conseguiu localizar a origem das imagens inferiores da galeria, que mostram multidões em Brasília.
Uma delas, a do canto inferior esquerdo, foi compartilhada em um artigo e em uma publicação no Twitter, ambos datados de 7 de setembro de 2021.
Uma comparação com fotos registradas pela AFP na mesma data em Brasília permite identificar elementos comuns entre as duas imagens inferiores e as celebrações daquele momento:
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.