TV Globo não tirou do ar vídeo que mostra Gilmar Mendes criticando o PT

Copyright © AFP 2017-2022. Todos os direitos reservados.

Um vídeo de uma entrevista de 2015 com Gilmar Mendes, ministro do Supremo Tribunal Federal, com críticas ao Partido dos Trabalhadores, não foi retirado do ar pela TV Globo, como dizem usuários nas redes sociais. A alegação, compartilhada mais de mil vezes desde 25 de agosto de 2022, é falsa. A reportagem exibida no Jornal Nacional em 18 de setembro de 2015, na qual o ministro faz duras críticas ao partido devido ao escândalo do petrolão, ainda está disponível na plataforma de streaming da emissora.

A gravação de 56 segundos começa com o apresentador William Bonner dizendo que “o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, voltou a criticar o Partido dos Trabalhadores”.

“O ministro disse que a Operação Lava-Jato interrompeu o que ele chamou de plano perfeito para o PT se eternizar no poder. Gilmar Mendes disse que, do dinheiro desviado da Petrobras, o PT recebeu cerca de 2 bilhões de reais. Segundo o ministro, suficientes para financiar eleições até 2038”, continua Bonner.

Na sequência, aparece a imagem de Gilmar Mendes dando uma entrevista para diversos repórteres, na qual o ministro diz: “Por isso que se defende com tanta força as estatais, não é por conta de dizer que as estatais pertencem ao povo brasileiro, porque pertencem a eles. Eles tinham se tornado donos da Petrobras, esse era o método de governança. Infelizmente, para eles, e felizmente para o Brasil, deu errado. Isso revelou e nós estamos neste caos por causa desse método de governança corrupta. Nós temos hoje como método de governança um modelo cleptocrata”.

Nos conteúdos viralizados, lê-se as seguintes frases, sobrepostas ao vídeo: “Não deixem esse vídeo morrer” e “A Globo já removeu”.

O material circula no Kwai (1, 2), Facebook (1, 2) e Instagram, e foi enviado ao Whatsapp do AFP Checamos para verificação.

Captura de tela feita em 26 de agosto de 2022 de uma publicação no Instagram ( . / )

Uma busca por palavras-chaves levou ao vídeo original, transmitido em 18 de setembro de 2015 pela Globo e intitulado “Ministro do Supremo Gilmar Mendes volta a criticar o PT”.

A publicação viral é um recorte da sequência de 1:28 exibida pelo jornal e ainda disponível no Globoplay, plataforma de streaming da emissora, ao contrário do dito nas redes.

Comparação feita em 29 de agosto de 2022 entre uma publicação no Facebook e o vídeo original disponibilizado no Globoplay ( . / )

Procurada pelo Checamos, a assessoria de imprensa da emissora negou que a reportagem tenha sido retirada do ar e confirmou que ela pode ser encontrada “na íntegra” tanto no Globoplay como no portal G1.

O Checamos já fez outras verificações envolvendo a Rede Globo (1, 2).

Eleições 2022