Pesquisa Ipec de 08/2022 não apontou Bolsonaro com 44% dos votos; reportagem foi manipulada
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de agosto de 2022 às 18:48
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Os institutos de pesquisa cansaram de manipular resultados pois a diferença de votos entre os 2 candidatos é muito maior a favor do presidente Bolsonaro”, diz uma das publicações compartilhadas no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2) e TikTok. O conteúdo também foi enviado ao WhatsApp da AFP para verificação.
O vídeo viral começa mostrando Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional anunciando que lerá o resultado da pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais deste ano realizada pelo instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) a pedido da TV Globo.
Em seguida, o vídeo passa a mostrar um gráfico ilustrando as porcentagens dos candidatos e a voz em off da apresentadora parece dizer: “Jair Bolsonaro, do PL, tem 44%, com a margem de erro tem de 42 a 46. Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, aparece com 32%, com a margem de erro, de 30 a 34%”. O gráfico que ilustra a gravação viral mostra esses mesmos números.
No entanto, uma busca no Google pelas palavras-chave “Pesquisa Ipec”, “Jornal Nacional” e “44%” levou ao vídeo original, publicado em 15 de agosto de 2022 pela página do telejornal no Facebook.
A gravação oficial deixa claro que trechos da fala de Renata Vasconcellos foram reordenados na versão que circula nas redes para inverter as porcentagens obtidas pelos dois principais candidatos: é Lula quem obteve 44% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro.
Abaixo, é possível ouvir a fala completa da apresentadora, sem edições:
O gráfico contido no vídeo também foi editado para coincidir com a fala editada.
O resultado do levantamento também foi compartilhado no Instagram e Twitter do Jornal Nacional, assim como no site do instituto de pesquisa. Em todos os casos a porcentagem é a mesma: Lula com 44% e Bolsonaro com 32%.
O Ipec é o instituto substituto do Ibope, que encerrou suas atividades em 2021.
Esse conteúdo também foi checado pela Lupa, Estadão Verifica e Fato ou Fake.