Vídeo não mostra Lula sendo xingado de “ladrão” em festa de São João; aúdio foi adulterado
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 21 de junho de 2022 às 20:17
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Na tradicional festa de São João de Caruaru-PE, o ‘líder’ nas pesquisas é recebido com gritos de ‘já ganhou’”, ironiza uma das publicações compartilhadas no Twitter e no Facebook.
Nas imagens, Lula é visto segurando a bandeira do Brasil em um palanque ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD-MG). Ao fundo, ouvem-se gritos de “ladrão”.
Aos 12 segundos do vídeo viral, o homem que faz a gravação vira a câmera para si mesmo. Nesse momento, vê-se que ele utilizava um boné com a inscrição “Gil Carteiro”.
Uma busca no Google por esse nome levou a um perfil homônimo no TikTok onde é possível encontrar o vídeo original, publicado em 16 de junho de 2022. Nele, não se ouve qualquer grito de ladrão, mas o jingle da campanha de Alexandre Kalil, pré-candidato ao governo de Minas Gerais.
Abaixo da gravação, no TikTok, uma legenda indica que esse é o áudio original do vídeo.
No dia 15 de junho de 2022, Lula, que anunciou sua pré-candidatura à Presidência da República, e Kalil dividiram o palanque em um ato político na cidade de Uberlândia.
O vídeo viral mostra o final do evento, quando os dois políticos aparecem juntos segurando a bandeira do Brasil de costas para o público.
A mesma cena pode ser vista de outro ângulo no vídeo ao vivo transmitido pelo jornal mineiro “O Tempo” em seu canal no YouTube no dia do evento.
Esse conteúdo também foi verificado pelo Boatos.org.