É uma montagem a foto de Chico Pinheiro vestindo uma camisa com o rosto de Lula
Uma suposta imagem do jornalista Chico Pinheiro com o braço empunhado e vestindo uma camiseta estampada com a frase “sem medo de ser feliz” e o rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi compartilhada centenas de vezes nas redes sociais desde 24 de maio de 2022. No entanto, trata-se de uma montagem feita a partir de uma foto em que o apresentador veste uma camiseta em homenagem ao time Atlético Mineiro.
“Faça como Chico Pinheiro, não tenha medo de ser feliz!”, diz a legenda de uma publicação com milhares de curtidas no Twitter (1, 2, 3). “Grande Lula. Grande Chico Pinheiro”, escreveu outro usuário ao compartilhar a imagem com a hashtag #LulaInocente no Facebook (1, 2).
O conteúdo, que faz referência ao jingle utilizado por Lula desde sua primeira campanha presidencial, em 1989, circula nas redes pelo menos desde 2019.

Mas, uma busca avançada por palavras-chave no perfil de Pinheiro no Twitter mostra que ele já desmentiu a foto em diversos momentos.
“E você está do lado ERRADO! A foto que vc publica é FALSA, FAKE ! Montagem safada ! A verdadeira é minha homenagem à Galosampa, consulado dos atleticanos de SP. Não falsifique foto ! Esta é a verdadeira”, respondeu o jornalista a um usuário que compartilhou o registro adulterado na rede social em 2021.
Uma comparação entre a foto original e a montagem compartilhada nas redes sociais permite identificar os mesmos elementos, como a janela atrás do jornalista e o braço direito em riste.

Em 2019, Pinheiro também havia desmentido a foto: “É fake, idiota”, respondeu a um usuário nas redes sociais.
O jornalista já veio a público diversas vezes para declarar a sua torcida ao Atlético Mineiro, como mostram as suas publicações no Instagram e Twitter (1, 2). Uma dessas postagens, feita em 17 de janeiro de 2016, é ilustrada com a foto usada como base para a montagem e com uma outra imagem em Pinheiro aparece de costas, com a mesma camisa.
É GALOSAMPA!!!! pic.twitter.com/R1l5hv13Xb
— Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) January 17, 2016
Este conteúdo também foi verificado pelo Aos Fatos.