Vídeo em que cantora parece errar o hino nacional em evento com Lula teve áudio adulterado

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 16 de maio de 2022 às 23:30
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Um vídeo em que a cantora Teresa Cristina parece cometer diversos erros de português ao cantar o hino nacional ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi compartilhado mais de 600 vezes em redes sociais desde 10 de maio de 2022. Mas o trecho teve o áudio alterado. Na sequência original, gravada em 7 de maio de 2022 durante o lançamento da chapa eleitoral Lula e Alckmin, Teresa Cristina não comete os erros destacados nas redes. O áudio com as falhas foi feito, na verdade, pela comediante Zuzu, do canal no YouTube “Keké Isso na TV”.

“Como é que admitem uma barbaridade dessas?? Gente..e eu como professora...fiquei em cólicas. Ensinei o Hino Nacional a vida toda. E um Ex Presidiário, Ex Presidente da República assiste um absurdoooo desses. É pra matar o povo de vergonha”, diz a legenda do conteúdo compartilhado no Facebook (1, 2), Twitter (1, 2) e no TikTok.

No vídeo, a letra que se escuta é: “Ouvira do Ipiranga a margem prácida/ de um povo herói o brado retobante/ e o sol da liberdade raio sugido/ brilhou do céu da pátria nesse instante/ ô senhor, dá piedade conseguimos conquistar com braços”.

Na parte inferior do conteúdo nota-se também a logo do veículo de comunicação Jovem Pan News com a manchete: “Partido dos Trabalhadores lança chapa Lula-Alckmin”.

Image
Captura de tela feita em 12 de maio de 2022 de uma publicação do Facebook  ( . / )

O áudio que circula nas redes não é, contudo, original.

Uma pesquisa na conta oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no YouTube permitiu identificar a transmissão ao vivo do evento. Na minutagem 1:30:46, Teresa Cristina começa a se apresentar, mas com um áudio diferente e sem os erros vistos na versão compartilhada nas redes.

Em seu Instagram, Teresa Cristina também publicou uma gravação do evento de 7 de maio de 2022, com áudio compatível ao da transmissão ao vivo do PT.

Uma pesquisa no TikTok por “hino nacional cantado errado”, por sua vez, leva a um vídeo de uma outra mulher interpretando o hino nacional da maneira compartilhada nas redes.

Clicando na opção de “som original” do vídeo é possível ver que o áudio foi aplicado em várias sequências, entre elas a do ato em que o ex-presidente Lula lançou a sua candidatura para as eleições de outubro de 2022.

Uma busca reversa por um fragmento da gravação do TikTok utilizando a ferramenta Yandex, mostra que a cantora em questão é Zuzu, humorista e participante do canal do youtube Keké Isso na TV.

Outras agências de checagem como a Lupa e Aos Fatos também verificaram esse conteúdo.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco