É uma montagem foto que parece mostrar Lula e Maduro sem camisa e de mãos dadas
Publicações compartilhadas mais de 100 mil vezes ao menos desde 2019 alegam mostrar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o mandatário venezuelano Nicolás Maduro na década de 1980. Mas a foto que ilustra as postagens, que voltaram a circular em 2022, foi manipulada digitalmente para incluir o rosto de Lula e de Maduro. Originalmente, a imagem foi registrada na Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York, em 1971.
“Lula e Maduro em 1984 entenderam agora?”, diz a descrição de diversas publicações no Facebook (1, 2), Instagram, Twitter e Pinterest, que disseminam a imagem em preto e branco de dois homens de mãos dadas, sem camisa e usando shorts.

A imagem não tem relação, contudo, com os políticos latino-americanos.
Uma busca reversa pela foto com a ferramenta Google Lens mostrou como uma das possíveis equivalências o nome do fotojornalista Jean-Pierre Laffont. Uma nova pesquisa, desta vez pelo nome de Laffont junto à foto viral, levou a uma coleção de registros do fotojornalista, feitos entre 1960 e 1990.
A foto 28 do arquivo é a que circula nas redes sociais, mas com rostos diferentes. “Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York (junho 1971)”, diz a legenda que acompanha a imagem.
Uma pesquisa avançada por esses termos no site oficial de Laffont permitiu encontrar o retrato original, que realmente não mostra nem Lula, nem Maduro, como destacado abaixo:

A obra faz parte da coleção “Turbulent America”, publicada em 2014, e mostra o trabalho do fotógrafo francês, membro fundador da Agência Gamma de fotografia nos Estados Unidos.
Contatado pela equipe de checagem da AFP no Brasil quando a imagem editada começou a circular, Laffont esclareceu: “Nunca fotografei Lula, nem Maduro”.
O AFP Checamos já verificou outros registos envolvendo o ex-presidente Lula que foram manipulados digitalmente (1, 2).