
Capa do Washington Post destacando motociata com participação de Bolsonaro é uma montagem
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 15 de junho de 2021 às 21:37
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
"Bolsonaro leads the biggest motorcycle tour on the planet" (Bolsonaro lidera o maior passeio de moto do planeta, em tradução livre do inglês), diz a suposta manchete do jornal vista na imagem, compartilhada no Facebook (1, 2, 3) e no Twitter (1, 2). "Chorem petistas, jornalixos, artistas ex-mamateiros da Rouanet e esquerdopatas em geral...", afirma uma das legendas das publicações.

As publicações se referem ao passeio de moto realizado por Bolsonaro e seus apoiadores no dia 12 de junho de 2021, em São Paulo.
A capa viralizada, no entanto, não se encontra entre os registros do jornal e se trata de uma montagem feita a partir de uma edição do periódico publicada no dia 6 de agosto de 2013. A data pode ser vista, inclusive, nas próprias imagens que circulam nas redes sociais.
Através de uma busca no Google com as palavras-chave "motociata bolsonaro são paulo", o AFP Checamos encontrou a imagem dos motociclistas, utilizada na montagem, em uma matéria publicada pelo site Poder360. Por meio do nome identificado nos créditos, Alan Santos, foi possível encontrá-la no repositório de imagens do Palácio do Planalto.
Ao lado esquerdo da suposta manchete sobre Bolsonaro, é possível ver uma reportagem sobre o fundador da Amazon: "Jeff Bezos: Chief executive is noted for patience" (Jeff Bezos: diretor executivo é conhecido pela paciência). O texto foi publicado no site do jornal em 5 de agosto de 2013.

Reportagem do Washington Post?
O jornal americano publicou, no dia 12 de junho, as seguintes reportagens sobre o passeio de moto realizado pelo presidente: "Bolsonaro fined for flouting mask order at motorcycle rally" (Bolsonaro multado por desrespeitar regras de uso de máscaras em passeio de motocicletas) e "The Latest: Brazil president fined for not wearing mask" (O mais recente: Presidente do Brasil é multado por não usar máscara).
Nas matérias, o jornal destaca o descumprimento das regras sanitárias por parte do presidente e de seus apoiadores. Por conta do desrespeito à regra estadual que obriga o uso de máscaras em locais públicos, vigente desde maio de 2020, Bolsonaro recebeu uma autuação no valor de R$ 552,71. As reportagens, no entanto, não fazem menção ao tamanho da manifestação, nem ao fato de se tratar do "maior passeio de moto do planeta", como alegam as postagens.
Maior do mundo?
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP), estima-se que o ato do último sábado contou com cerca de 12 mil motos. No entanto, não foram encontrados registros que comprovem que a manifestação foi a maior do mundo.
Entre os recordes registrados pelo Guinness World Records, há apenas passeatas classificadas pelos tipos específicos de motos, como a maior parada de motos Harley Davidson, o maior evento de motos militares ou maior de motos automáticas.
O AFP Checamos verificou outros conteúdos relacionados à motociata promovida por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em junho de 2021.
Conteúdo semelhante a este também foi checado pela Agência Lupa e pelo Boatos.org.