Batman não apareceu entre os manifestantes pró-Trump em Washington, mas em 2020 na Filadélfia
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 8 de janeiro de 2021 às 22:02
- 1 minutos de leitura
- Tradução e adaptação AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2024. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“ALERTA!!! ÚLTIMA HORA!!! Apoiadores de Trump invadem o capitólio, mas o Batman já está na área para restaurar a ordem...”, diz a legenda irônica de uma das postagens (1, 2, 3) do Facebook, que foram visualizadas mais de 9.000 vezes. Todas anexam um vídeo no qual a câmera acompanha um homem disfarçado de Batman caminhando entre os manifestantes, em meio à fumaça e a um forte alvoroço.
O vídeo começou a circular em 6 de janeiro de 2021, quando simpatizantes de Trump interromperam a votação no Congresso que confirmaria a eleição do próximo presidente, Joe Biden, entrando violentamente no edifício do Capitólio.
O vídeo, entretanto, nada tem a ver com esses eventos. Uma busca reversa por imagens da gravação em diferentes buscadores revelou que ele já havia sido publicado antes, em maio de 2020, no YouTube, com o título, em inglês: “Salvando minha cidade como Batman na prefeitura da cidade de Filadélfia durante um protesto de George Floyd ”.
Na época, aconteciam vários protestos em massa nos Estados Unidos contra a violência policial, especialmente à sofrida pela população negra, desencadeados pelo assassinato de George Floyd, um cidadão afro-americano de 46 anos.
Floyd foi morto em 25 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota, com um policial pressionando seu pescoço com o joelho enquanto estava deitado no chão.
Em conclusão, o vídeo que supostamente mostra Batman entre os manifestantes pró-Trump na invasão ao Capitólio em Washington foi na verdade gravado durante um protesto contra a violência policial na cidade de Filadélfia, alguns meses antes.