Batman não apareceu entre os manifestantes pró-Trump em Washington, mas em 2020 na Filadélfia

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Publicações visualizadas milhares de vezes nas redes sociais desde o último 6 de janeiro mostram um homem vestido como Batman supostamente aparecendo entre os apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que invadiram o Capitólio, em Washington,  no mesmo dia. O vídeo é real, mas foi gravado na Filadélfia em maio de 2020, durante as manifestações desencadeadas pela morte de George Floyd pelas mãos da polícia.

“ALERTA!!! ÚLTIMA HORA!!! Apoiadores de Trump invadem o capitólio, mas o Batman já está na área para restaurar a ordem...”, diz a legenda irônica de uma das postagens (1, 2, 3) do Facebook, que foram visualizadas mais de 9.000 vezes. Todas anexam um vídeo no qual a câmera acompanha um homem disfarçado de Batman caminhando entre os manifestantes, em meio à fumaça e a um forte alvoroço. 

Captura de tela feita em 8 de janeiro de 2021 de publicação no Facebook

O vídeo começou a circular em 6 de janeiro de 2021, quando simpatizantes de Trump interromperam a votação no Congresso que confirmaria a eleição do próximo presidente, Joe Biden, entrando violentamente no edifício do Capitólio.

O vídeo, entretanto, nada tem a ver com esses eventos. Uma busca reversa por imagens da gravação em diferentes buscadores revelou que ele já havia sido publicado antes, em maio de 2020, no YouTube, com o título, em inglês: “Salvando minha cidade como Batman na prefeitura da cidade de Filadélfia durante um protesto de George Floyd ”.

Na época, aconteciam vários protestos em massa nos Estados Unidos contra a violência policial, especialmente à sofrida pela população negra, desencadeados pelo assassinato de George Floyd, um cidadão afro-americano de 46 anos.

Floyd foi morto em 25 de maio de 2020 em Minneapolis, Minnesota, com um policial pressionando seu pescoço com o joelho enquanto estava deitado no chão.

Em conclusão, o vídeo que supostamente mostra Batman entre os manifestantes pró-Trump na invasão ao Capitólio em Washington foi na verdade gravado durante um protesto contra a violência policial na cidade de Filadélfia, alguns meses antes.

Tradução e adaptação
Eleições EUA 2020