Apesar da foto mostrar Trump em um comício, Biden estava em uma reunião fechada
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 28 de outubro de 2020 às 21:10
- 4 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Enquanto isto campanha presidencial nos EEUU” e “GO TRUMP BIDEN É UMA VERGONHA! #GoTrump ##Trump2020”, são algumas das legendas que acompanham a montagem no Facebook (1, 2) e no Instagram (1, 2), a menos de uma semana da eleição que vai decidir quem será o presidente dos Estados Unidos nos próximos quatro anos.
O meme viralizado mostra uma fotografia de um espaço aberto e lotado junto com a frase “comício de Trump” e, abaixo, a imagem de Biden falando para poucas pessoas, cujas cadeiras estão afastadas e em espaços demarcados, juntamente com os dizeres “comício de Biden”.
Comício de Trump em Nevada
Uma análise da fotografia do ato de campanha do atual presidente norte-americano permite notar algumas distorções na imagem, como a alteração da perspectiva, uma indicação de que poderia se tratar tanto de um registro panorâmico, como feito através da lente “olho de peixe”.
A equipe de checagem da AFP não conseguiu chegar ao registro original da foto, mas uma pesquisa em bancos de imagem (1, 2, 3) pelas fotografias dos comícios realizados por Donald Trump desde que retomou este tipo de evento, em 21 de junho, permitiu concluir que elas foram feitas no aeroporto de Carson City, no estado de Nevada, no último dia 18 de outubro de 2020.
Uma busca nas redes sociais pelas palavras-chave “Trump + Carson + City” mostrou fotos e vídeos feitos pelas pessoas que compareceram ao evento. Um deles foi o jornalista que faz a cobertura pela agência Bloomberg na Casa Branca, Josh Wingrove, no Twitter e Instagram, permitindo fazer uma comparação do seu registro com a imagem viralizada.
O presidente dos Estados Unidos também postou em seu perfil no Instagram uma fotografia do comício, a partir de outro ângulo. Em seu canal no YouTube, por sua vez, foi publicado um vídeo da íntegra do evento, no qual se pode identificar os mesmos detalhes da imagem viral.
Apesar da pandemia, Trump, que no início de outubro testou positivo para o novo coronavírus, tem realizado atos de campanha que provocam aglomerações.
No evento em Carson City é possível notar, inclusive, que muitos dos presentes sequer usavam máscaras de proteção - uma das medidas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diminuir as chances de contágio, assim como o distanciamento social.
No dia deste comício, os Estados Unidos - o país mais afetado pela covid-19 - registravam mais de 8,1 milhões de infectados pela covid-19 e 219 mil mortos.
Discurso de Biden na Pensilvânia
Uma busca reversa pela imagem de Joe Biden mostrou que o presidente Donald Trump fez uma publicação em sua conta no Twitter em 19 de junho de 2020, utilizando a mesma foto viralizada, com a frase “Comício de Joe Biden. ZERO entusiasmo!”.
Mas diferentemente do que Trump e as postagens compartilhadas em português afirmam, não se tratava de um comício de Biden, mas de um discurso sobre a economia realizado no distrito de Darby, na Pensilvânia, como indicou uma jornalista do New York Times, presente no evento de 17 de junho de 2020, além de outros meios de comunicação (1, 2) .
A equipe de campanha do candidato democrata escolheu funcionários locais, proprietários de pequenos negócios e repórteres, mantendo o distanciamento social, para, entre outros temas, falar sobre uma reabertura em meio à pandemia.
Algumas agências de notícia (1, 2) cobriram o discurso, assim como emissoras de televisão (1, 2, 3). A emissora pública PBS transmitiu o evento ao vivo e, no vídeo, é possível conferir não só a fala completa do ex-vice-presidente durante a gestão de Barack Obama, como a disposição de cadeiras no ambiente, seguindo as medidas de proteção indicadas pela OMS.
Em 17 de junho, data do evento de Biden, os Estados Unidos tinham mais de 117 mil vítimas em decorrência do novo coronavírus e mais de 2,1 milhões de casos.
No fim de junho, o candidato democrata já havia manifestado que não realizaria atos públicos de campanha por conta da pandemia de covid-19, seguindo “as ordens dos médicos”.
O Checamos verificou outra alegação que comparava os eventos de Trump e Biden usando uma imagem diferente.
Em resumo, o meme que insinua que o comício do candidato democrata à Presidência norte-americana estava vazio, enquanto o do atual presidente estava cheio, é enganoso. Apesar da imagem do evento de Trump ser atual, a de Biden foi feita durante um discurso a moradores de um distrito da Pensilvânia escolhidos por sua equipe de campanha para falar sobre a economia.
Além disso, enquanto o ex-vice-presidente tem respeitado as normas de distanciamento social em seus atos públicos, com um número reduzido de pessoas, o atual chefe de Estado segue reunindo multidões que ignoram as medidas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.