A suposta casa de Putin em Sochi, na Rússia, é um desenho de um arquiteto que nunca foi construído

Copyright © AFP 2017-2021. Todos os direitos reservados.

Imagens de uma construção futurista que se impõe em meio a uma floresta foram compartilhadas centenas de vezes em redes sociais desde o início de março deste ano, como se fosse a casa do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na cidade de Sochi. Trata-se, na verdade, de um desenho feito por um arquiteto russo, não uma construção real.

As imagens circulam no Facebook (1, 2, 3) e Twitter, assim como em versões em espanholinglês e francês. “A casa de Putin em Sochi parece a casa de um herói muito rico. Ou um vilão”, comentou um usuário. 

Captura de tela feita em 14 de abril de 2021 de uma publicação no Twitter

No entanto, uma busca reversa pelas imagens levou a uma publicação feita no Instagram no último dia 25 de janeiro pelo arquiteto e designer Roman Vlasov, com a legenda: “Casa Putin ou uma história sobre como sua casa poderia ser”.

A publicação, geolocalizada em Sochi, também inclui a hashtag “conceito”, em inglês, que sugere que a casa não foi realmente construída.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Roman Vlasov (@_vlasov_roman_)

“Sim, sou o autor deste projeto. Em minha conta no Instagram há uma descrição deste trabalho, que diz que esta é a minha visão da casa do presidente do meu país, Vladimir Putin. Não escrevi em nenhum lugar que essa casa era de propriedade dele”, respondeu o arquiteto, quando consultado pela equipe de checagem da AFP.

Além disso, Vlasov negou que seu desenho tenha ganhado vida. “É apenas um conceito”, indicou.

É possível ver projetos semelhantes a este no site de Vlasov e em outras publicações em sua conta no Instagram (1, 2, 3).

Em 5 de fevereiro de 2021, o portal Design Boom publicou um artigo com imagens do projeto de Vlasov, intitulado: “Arquiteto russo Roman Vlasov imagina como poderia ser a casa de Putin”.

Tradução e adaptação
AFP Brasil