A suposta casa de Putin em Sochi, na Rússia, é um desenho de um arquiteto que nunca foi construído
Imagens de uma construção futurista que se impõe em meio a uma floresta foram compartilhadas centenas de vezes em redes sociais desde o início de março deste ano, como se fosse a casa do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na cidade de Sochi. Trata-se, na verdade, de um desenho feito por um arquiteto russo, não uma construção real.
As imagens circulam no Facebook (1, 2, 3) e Twitter, assim como em versões em espanhol, inglês e francês. “A casa de Putin em Sochi parece a casa de um herói muito rico. Ou um vilão”, comentou um usuário.

No entanto, uma busca reversa pelas imagens levou a uma publicação feita no Instagram no último dia 25 de janeiro pelo arquiteto e designer Roman Vlasov, com a legenda: “Casa Putin ou uma história sobre como sua casa poderia ser”.
A publicação, geolocalizada em Sochi, também inclui a hashtag “conceito”, em inglês, que sugere que a casa não foi realmente construída.
“Sim, sou o autor deste projeto. Em minha conta no Instagram há uma descrição deste trabalho, que diz que esta é a minha visão da casa do presidente do meu país, Vladimir Putin. Não escrevi em nenhum lugar que essa casa era de propriedade dele”, respondeu o arquiteto, quando consultado pela equipe de checagem da AFP.
Além disso, Vlasov negou que seu desenho tenha ganhado vida. “É apenas um conceito”, indicou.
É possível ver projetos semelhantes a este no site de Vlasov e em outras publicações em sua conta no Instagram (1, 2, 3).
Em 5 de fevereiro de 2021, o portal Design Boom publicou um artigo com imagens do projeto de Vlasov, intitulado: “Arquiteto russo Roman Vlasov imagina como poderia ser a casa de Putin”.