O vídeo da reabertura de um shopping em Santa Catarina foi editado, a música do meme do caixão não estava tocando

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

Um vídeo que mostra várias pessoas entrando em um shopping enquanto ouve-se a música do meme do caixão ao fundo foi compartilhado milhares de vezes nas redes sociais desde o final de abril deste ano. A afirmação que acompanha a gravação indica que o saxofonista presente na reabertura de um shopping em Santa Catarina teria reproduzido a canção em meio à atual pandemia de COVID-19. Entretanto, trata-se de uma montagem, pois a música tocada, na verdade, é da banda Creedence Clearwater Revival.

“Shopping em Santa Catarina reabre. Prestem atenção na música do saxofonista…”, dizem as legendas das publicações no Facebook (1, 2, 3, 4), compartilhadas mais de 74,5 mil vezes ao menos desde o último dia 24 de abril.

A gravação viralizada mostra várias pessoas com máscaras entrando em um shopping, enquanto ouve-se um saxofonista supostamente tocando a música do vídeo do meme do caixão - que consiste em um grupo de homens dançando enquanto carregam um caixão.

A gravação viralizou igualmente no Twitter (1, 2) e também em outros idiomas, como o espanhol (1, 2).

Muitos comentários nas postagens focam na ironia do saxofonista supostamente tocar a melodia, como uma espécie de advertência aos que estavam indo ao shopping e causando aglomerações durante a atual pandemia causada pelo vírus Sars-Cov-2, que já deixou mais de 270 mil mortos no mundo.

Captura de tela feita em 8 de maio de 2020 de uma publicação no Facebook

Outros usuários, no entanto, questionaram a veracidade da música tocada no vídeo: “Não era essa música que ele estava tocando” e “E montagem não pode ser kk [sic].

A música

Ao realizar uma busca reversa* do vídeo com a ferramenta InVID-WeVerify foram encontradas várias páginas no Google que publicaram notícias sobre a reabertura do shopping, indicando se tratar do Neumarkt Shopping, em Blumenau, no estado de Santa Catarina.

As matérias são acompanhadas pela mesma sequência do vídeo do centro comercial, que reabriu as suas portas no último dia 22 de abril.

Nestas gravações publicadas em reportagens (1, 2, 3) é possível ouvir uma canção diferente da que está nos vídeos viralizados. Pode-se escutar o saxofonista tocando uma versão de “Have you ever seen the rain”, da banda norte-americana Creedence Clearwater Revival.

Já no vídeo viralizado escutam-se as batidas da música do popular meme do caixão, chamada Astronomia 2K19, do produtor musical e DJ italiano Stephan F, mas vê-se apenas um saxofonista supostamente interpretando-a.

Enquanto isso, nas gravações nas quais escuta-se a canção de Creedence também é possível ouvir o som ambiente e os aplausos dos funcionários que recebiam os consumidores.

Um vídeo do mesmo lugar, mas de um ângulo diferente, também mostra o saxofonista tocando a música do grupo norte-americano e os funcionários do shopping aplaudindo ao ritmo da canção.

Inclusive, alguns portais de notícia indicam que, “no vídeo, é possível ver pessoas filmando a apresentação, enquanto o músico toca ‘Have You Ever Seen The Rain’”. Contudo, destacam que este tipo de apresentação estava proibido com base no artigo 17 da portaria 257, de 21 de abril de 2020, publicada pelo governo do estado de Santa Catarina.

Neste artigo está indicado: “Fica proibida a realização nestes estabelecimentos de eventos públicos tipo shows, apresentações e similares, que possam gerar aglomeração de pessoas, até posterior liberação pelo Governo Estadual”.

Um dos vídeos mais compartilhados em português assinala na legenda que a música e a edição seriam da usuária Paula Esquivel.

A equipe de checagem da AFP no Brasil entrou em contato com a musicista Paula, que é paraguaia, que respondeu que apenas fez o cover da música do meme do caixão e publicou em seu canal do YouTube.

Paula indicou ao Checamos que chegou ao vídeo em português porque um amigo seu encontrou-o no Facebook e achou que a versão era semelhante à que ela havia publicado no YouTube em 19 de abril deste ano. “Entrei no perfil do rapaz que compartilhou, falei com ele pelo Messenger do Facebook para pedir que pusesse os créditos do meu cover”.

Ela ainda explicou que queria o crédito pela música, mas que não havia feito a edição.

A partir do vídeo do shopping, muitos memes começaram a circular, mas com variações da música: alguns com a canção do meme do caixão, outros tocando a trilha sonora do filme “Titanic”, e também com a música do videogame “Dumb Ways to Die” - que faz parte de uma campanha de segurança do metrô de Melbourne, na Austrália.

Até 7 de maio, em Santa Catarina, haviam sido registrados mais de 3 mil casos positivos de COVID-19 e 63 mortes. O Brasil é o país mais afetado pela pandemia na região, com 135 mil casos e mais de 9 mil mortes, segundo uma contagem realizada pela AFP com base em fontes oficiais.

Outro vídeo envolvendo o meme do caixão, com policiais dançando a música, também foi verificado pela AFP.

Em resumo, um saxofonista estava tocando uma música na reabertura de um shopping na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, durante a atual pandemia causada pelo novo coronavírus. A canção interpretada por ele, contudo, era “Have you ever seen the rain”, da banda Creedence Clearwater Revival, e não a música do popular meme do caixão.

*Uma vez instalada a extensão InVid-WeVerify no navegador Chrome, clica-se com o botão direito sobre a imagem e o menu que aparece oferece a possibilidade de pesquisa da mesma em vários buscadores.

AFP Brasil