O imóvel supostamente comprado por Lula ainda está à venda

Copyright © AFP 2017-2020. Todos os direitos reservados.

A foto de uma mansão avaliada em quase 5 milhões de reais e localizada em uma cidade da Bahia viralizou nas redes sociais desde o último dia 5 de novembro com a alegação de que o imóvel foi comprado pelo ex-presidente Lula, após meios de comunicação afirmarem que ele irá se mudar para o município de Lauro de Freitas. Mas isto é falso: a casa vista na foto ainda está à venda e não há qualquer informação sobre a compra de um imóvel por Lula.

“Nova casa de Lula em Lauro de Freitas-BA. Socialismo para vc otário e Capitalismo para mim”, dizem as legendas de algumas das publicações, compartilhadas mais de 6,7 mil vezes no Facebook (1, 2, 3), que mostram uma mansão com um grande jardim e valor de compra de R$ 4.995.000,00.

A afirmação também circulou no Instagram (1, 2) e Twitter (1, 2), alguns dias após o colunista Lauro Jardim noticiar que o ex-presidente Lula, que governou o Brasil de 2003 a 2010, iria se mudar. A informação se espalhou pela mídia (1, 2), mas ainda não foi oficialmente confirmada por Lula.

Captura de tela feita em 12 de novembro de 2020 de uma publicação no Facebook

Uma busca reversa pela imagem no Google leva ao site da imobiliária Viva Real. Nele há uma lista de imóveis anunciados pela corretora MJS Imóveis entre os quais está a mansão que viralizou nas redes sociais.

A casa em questão, de fato, custa R$ 4.995.000,00 e fica em Lauro de Freitas, na Bahia. Algumas postagens eram específicas a respeito da localização do imóvel - no Parque Encontro das Águas, o que também pôde ser confirmado.

O Checamos entrou em contato com a corretora MJS Imóveis, que declarou que a afirmação das postagens sobre uma suposta compra por parte do ex-presidente Lula “não procede” e que “a casa continua à venda”.

Uma pesquisa no Facebook e no Twitter de Lula pelas palavras “Lauro de Freitas” não mostra, contudo, que o ex-presidente tenha afirmado que irá se mudar para esta localidade.

A equipe de checagem da AFP contatou a assessoria de imprensa de Lula sobre o conteúdo que circula nas redes, que assinalou: “é uma ‘fake news’. O ex-presidente Lula não comprou casa nem em Lauro de Freitas, nem em lugar nenhum”.

O Checamos já verificou uma afirmação de que Lula iria passar a lua de mel em Dubai.

Este conteúdo também foi checado pelos sites Aos Fatos, Estadão Verifica e Agência Lupa.

Em resumo, é falso que o ex-presidente comprou uma mansão em Lauro de Freitas, na Bahia, que custa quase cinco milhões de reais. O Checamos confirmou com a corretora de imóveis responsável que a casa continua à venda. A assessoria do ex-presidente, por sua vez, declarou que ele não comprou um imóvel em qualquer localidade.

AFP Brasil