O bebê do vídeo não nasceu morto, sua mãe cantava para agradecer a Deus por ter tido um parto saudável
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 21:10
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Argentina, Nadia NASANOVSKY, AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
As publicações circulam amplamente no Facebook (1, 2, 3) e no Youtube (1, 2, 3). “Bebê dado como morto pelos médicos na hora do parto volta [à] vida quando sua mãe começou [sic] a cantar louvor. Ao ouvir dos médicos que seu bebê estava morto a mãe sentou pegou a criança no colo e começou a cantar hino evangélico louvando nosso Deus”, diz uma das postagens, desencadeando comentários de admiração e agradecimento a Deus.
A gravação foi difundida com legendas semelhantes em espanhol, inglês, francês, húngaro e indonésio. A história por trás das imagens é, contudo, bem diferente.
Com a ferramenta InVid, a equipe de checagem da AFP realizou capturas de tela das principais cenas do vídeo para realizar uma busca reversa no Google. Essa pesquisa levou a uma outra publicação do YouTube que afirmava que o bebê nasceu prematuro, e não morto.
Em um dos comentários, uma usuária afirma que o bebê se chama “Marcos” e que sua mãe estava cantando, na verdade, para agradecer pelo filho ter nascido sem qualquer problema.
A partir de outros comentários deste mesmo vídeo, a equipe de checagem da AFP chegou a uma postagem feita no último dia 29 de novembro no Facebook. Na publicação, uma usuária faz um “relato de parto” com diversas fotos - incluindo uma idêntica às imagens da gravação - e afirma que o bebê, chamado Marcus, nasceu prematuro na madrugada de 24 de novembro de 2019, no Hospital Agamenon Magalhães, em Recife.
Segundo o relato da mãe, o bebê nasceu com 36 semanas e 2 dias, “um prematuro tardio”, sem problemas de saúde e muito menos morto, mas “chorando muito e saudável”. Sobre a canção que é ouvida no vídeo, a mulher escreveu: “... cantei ao Senhor uma canção exaltando o Seu Santo nome, porque Ele cuidou de nós em cada detalhe”.
Em sua conta no YouTube, a mulher publica vídeos cantando músicas cristãs.
Em outra publicação no Facebook, ela menciona o vídeo viral que, garante, foi compartilhado “com uma informação totalmente falsa e sem noção”. “Marcus chegou chegando e nasceu com os batimentos cardíacos perfeitos”, acrescentou.
Em 18 de janeiro deste ano, a mãe publicou uma nova foto de Marcus com sua irmã, com a legenda “Meus amores”.
Em resumo, o bebê do vídeo não estava morto e, portanto, não ressuscitou ao ouvir sua mãe cantando. Na verdade, ele nasceu prematuro, porém saudável, e sua mãe estava cantando para agradecer a Deus pela chegada do filho.