Não, partidos de esquerda não organizaram este evento LGBT

Um vídeo assistido mais de 5 milhões de vezes nas redes sociais insinua que o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) têm relação com um evento da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transgênero (LGBT) que ironiza símbolos cristãos. A sugestão é enganosa, o vídeo sequer foi gravado no Brasil.

Captura de tela de uma publicação no Facebook disseminando o vídeo com conteúdo manipulado, feita 4 de outubro de 2018Captura de tela de uma publicação no Facebook disseminando o vídeo com conteúdo manipulado, feita 4 de outubro de 2018
Comparação do vídeo enganoso publicado no Facebook com o vídeo do evento "Jesus Bonitão" de 2011, feita 4 de outubro de 2018Comparação do vídeo enganoso publicado no Facebook com o vídeo do evento "Jesus Bonitão" de 2011, feita 4 de outubro de 2018
 

“Esse é o Brasil que eu não quero para o futuro. Partido que não respeita a religião dos outros não é partido, é seita! O Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Bolsonaro 17”, diz a descrição de uma postagem no Facebook. Um usuário que compartilhou as imagens comentou: “Você católico que vota em partido comunista ou em candidato comunista está compactuando com isso aí valeu?! Este tipo de ‘gente’ me envergonha”. “Votar no PT é votar em quem apoia isso”, manifestou outro internauta.

As imagens alegam tratar do “Concurso Jesus Gay” e mostram pessoas fantasiadas de Jesus Cristo desfilando em um evento, na companhia de drag queens. Na parte inferior do vídeo estão os símbolos do PT, PSOL e PCdoB.

Checamos a informação. As imagens foram feitas no dia 24 de abril de 2011 em San Francisco, estado da Califórnia, nos Estados Unidos. Elas mostram o evento “Jesus Bonitão” (“Hunky Jesus”, no original em inglês), em que a comunidade LGBT da região realiza um concurso de desfile parodiando Jesus Cristo.

O evento foi realizado no Parque Dolores, na zona norte da cidade. Comparamos imagens de uma versão do vídeo viralizado no Brasil com fotos da zona do parque no Google Maps para comprovar que a atividade aconteceu nos Estados Unidos e não em território brasileiro.

Comparações entre uma versão do vídeo e imagens do Google Maps, nas imediações do Parque Dolores em San Francisco, feita 4 de outubro de 2018Comparações entre uma versão do vídeo e imagens do Google Maps, nas imediações do Parque Dolores em San Francisco, feita 4 de outubro de 2018

“Jesus Bonitão” é realizado durante a Páscoa todos os anos pela organização sem fins lucrativos The Sisters of Perpetual Indulgence (SPI).  Desde sua fundação, em 1979, seus membros oferecem serviços filantrópicos à comunidade LGBT e trabalham na promoção dos direitos humanos na costa oeste dos Estados Unidos.

Contatado pela AFP, o grupo declarou: 

Versões falsas sobre atividades de grupos LGBT e questões de gênero têm sido recorrentes no período que antecede as eleições do próximo dia 7 de outubro. Estas histórias enganosas em geral apresentam informação errônea sobre candidatos e partidos de esquerda. A equipe de checagem da AFP desmentiu algumas delas, como os supostos ‘kit gay’ e a mamadeira erótica, que alegadamente seriam distribuídos pelo PT nas escolas.

AFP Brasil