![](/sites/default/files/medias/factchecking/brasil//header.jpg)
Não, o PT não está distribuindo ‘mamadeiras eróticas’ nas creches
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 28 de setembro de 2018 às 18:56
- Atualizado em 28 de setembro de 2018 às 21:18
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Olha o que o PT está colocando nas creches, meu Deus do céu”, diz a descrição da publicação nas redes sociais. As imagens mostram uma mamadeira com bico em formato de pênis. “Esta aqui é uma mamadeira distribuída na creche, para seu filho, com a desculpa de combater a homofobia (...) O PT, o Haddad prega isso (...) Isso faz parte do kit gay, invenção do Haddad (...) Tem que votar em Bolsonaro, que é para fazer o filho da gente homem e mulher”, diz o narrador da gravação.
![](/sites/default/files/styles/image_in_article/public/medias/factchecking/brasil/fb_post_0.png?itok=qXXEXlcv)
A publicação foi assistida mais de 3 milhões de vezes e compartilhada mais de 65.000 no Facebook e provocou indignação. “Que absurdo e ainda tem um monte de sem noção q ainda defende esse lixo chamado PT não pode ser verdade isso”, escreveu uma internauta. Desconfiando da veracidade do vídeo, outra usuária comentou: “Meu Deus, usando de um produto que serve para alimentar recém-nascido para ganhar votos, vão tomar vergonha na cara”.
A mamadeira é um produto vendido em sex shops para o público adulto. Uma das lojas que comercializa o produto pela internet informou que a mercadoria é importada.
A Secretaria Nacional de Comunicação do PT declarou ao Projeto Comprova desconhecer o vídeo e afirmou que o partido e a campanha de Fernando Haddad, candidato à presidência para as próximas eleições do dia 7 de outubro, não têm qualquer ligação com o produto mostrado na gravação.
O Ministério da Educação (MEC) observou que municípios e estados são autônomos e que a gestão de educação básica é responsabilidade dos entes federados, confirmando que não existiu distribuição de material daquele tipo por parte do governo federal.
![](/sites/default/files/styles/image_in_article/public/medias/factchecking/brasil/sell.png?itok=sTRp5YwL)
Informações enganosas sobre o programa Brasil sem Homofobia, conhecido pejorativamente como “kit gay”, têm circulado com frequência durante o período que antecede as próximas eleições presidenciais. Recentemente, a AFP desmentiu algumas destas falsas alegações.