
Não, Obama não fez este discurso sobre os soldados no Dia do Veterano
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 19 de março de 2019 às 18:41
- Atualizado em 19 de março de 2019 às 19:27
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A publicação compartilhada nas redes sociais mais de 3 mil vezes desde que foi postada, em 8 de março, atribui a Obama um discurso no qual ele supostamente exalta os militares como os responsáveis pela existência de uma série de liberdades individuais, e traz como legenda: “Imaginem se fosse o Bolsonaro que tivesse feito este discurso?!”.

Embora a publicação em questão tenha sido compartilhada de forma “personalizada” no Facebook, existem outras postagens públicas do texto creditado a Obama (1, 2 e 3).
A postagem viralizada faz referência ao discurso como se este tivesse ocorrido há poucos dias. Além de Obama já não ser presidente dos Estados Unidos desde janeiro de 2017 - quando Donald Trump tomou posse do cargo -, o Dia do Veterano não é comemorado em março, mas na última segunda-feira de maio.
A AFP encontrou o texto original: um poema escrito em 1970 por Charles M. Province, veterano de guerra e presidente do instituto George S. Patton Jr. Historical Society.
Em confirmação à AFP, Province declarou: “Eu escrevi o poema para o Dia do Veterano em 1970 quando estava trabalhando para o Copley Press em San Diego, na Califórnia. Não tenho ideia se ele [Obama] usou o meu poema alguma vez em um discurso no Dia do Veterano, e não achei nenhuma referência a ele usando todo ou partes do meu poema”.
A equipe de checagem da AFP no Brasil não detectou indícios de que Obama tenha usado este poema em um discurso, especialmente no Dia do Veterano.
Durante o seu mandato (2009-2017), Obama fez sete dos oito discursos do Dia do Veterano no Cemitério de Arlington, na Virgínia, onde tradicionalmente os presidentes marcam esta data.

Verificamos os discursos de Obama (2009, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016) e em nenhum aparece o poema citado na publicação viralizada. Tampouco figura no que foi feito em 2010 pelo vice-presidente Joe Biden (naquele momento Obama estava em Chicago).
Em 27 de maio de 2013, o senador republicano pelo Texas, Ted Cruz, publicou em sua conta no Twitter um vídeo no qual recita o poema de Charles M. Province em homenagem ao Dia do Veterano.
A publicação viralizada - com a legenda “Imaginem se fosse o Bolsonaro que tivesse feito este discurso?!” - foi postada um dia depois de uma polêmica declaração do presidente brasileiro na sede da Marinha, no Rio de Janeiro: “A missão será cumprida ao lado das pessoas de bem do nosso Brasil, daqueles que amam a pátria, daqueles que respeitam a família, (...) daqueles que amam a democracia e a liberdade. E isso, democracia e liberdade, só existe quando a sua respectiva Força Armada assim o quer”.
Em suma, mesmo que o texto seja real, este não foi escrito pelo ex-presidente democrata dos Estados Unidos Barack Obama, e tampouco foi usado por ele para um discurso do Dia do Veterano.