Não, o homem identificado na imagem não é o militar preso na Espanha, mas o deputado federal Sóstenes Cavalcante
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 1 de julho de 2019 às 22:02
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Semanas atrás estava marchando para Jesus e essa semana viajando com 39 kg de cocaína, Deus acima de tudo e cocaína acima de todos!!”, diz a legenda de uma das publicações, que acompanha uma foto de Bolsonaro com três homens, um deles destacado com uma seta.
As postagens (1, 2, 3) fazem referência ao caso do sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) Manoel Silva Rodrigues, detido no aeroporto de Sevilha, no último dia 25 de junho, com 39 kg de cocaína. O militar integrava a tripulação de um avião de apoio à comitiva de Bolsonaro, que estava a caminho do Japão para participar de encontro do G-20.
No entanto, uma busca reversa* revela que o homem destacado na imagem viralizada não é Silva Rodrigues.
A foto em questão foi compartilhada pelo próprio Bolsonaro, em sua página no Facebook, em 30 de maio de 2015. Na publicação, Bolsonaro identificou o homem como Sóstenes Cavalcante, deputado federal pelo Democratas (DEM). Segundo a legenda, a foto foi tirada durante a Marcha para Jesus de 2015.
De fato, um dia após a publicação de Bolsonaro, Sóstenes Cavalcante compartilhou outras fotos (1, 2) em que aparece na Marcha para Jesus de 2015 com a mesma roupa e acompanhado dos pastores Silas Malafaia e Magno Malta - também presentes na imagem viralizada.
Em 28 de junho de 2019, Cavalcante publicou uma nota de esclarecimento sobre o assunto. “Desde ontem estou recebendo uma fake news dizendo que sou eu o sargento preso com 39 quilos de cocaína no voo presidencial. Todos sabem que não sou sargento, que estou deputado federal pelo segundo mandato e que não estava na comitiva presidencial, até porque trabalhei a semana toda em Brasília e hoje estou no meu Estado”, diz o texto.
Em resumo, o homem identificado na imagem viralizada não é o militar brasileiro detido na Espanha com 39 kg de cocaína, mas o deputado federal Sóstenes Cavalcante.
*Uma vez instalada a extensão InVid nos navegadores Chrome ou Firefox, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e o menu exibido permite pesquisar a foto em diversos motores de busca.