Não, o cartaz desta manifestante não dizia que o ministro da Justiça Sergio Moro é “bom pra burro”

Uma fotografia, compartilhada mais de mil vezes desde 30 de junho de 2019, mostra uma mulher segurando um cartaz com os dizeres “Sérgio [sic] Moro é bom pra burro!”, durante a manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e à Operação Lava Jato. Entretanto, trata-se de uma alteração digital sobre a foto original, tirada em um ato anterior.

“Me segura!”, diz a legenda da publicação compartilhada mais de mil vezes no Facebook. A imagem também foi compartilhada no Twitter pelo deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) com a descrição “‘Sérgio Moro é bom pra burro!’ Cartaz na Av. Paulista. Sob medida”.

A equipe do Checamos encontrou a fotografia original, que é de um fotógrafo da AFP no Brasil, Nelson Almeida, na qual pode-se ver a frase original, que é “Presidente, estamos com você”.

A imagem, na realidade, foi feita em 26 de maio de 2019, quando ocorreu outra manifestação pró-Bolsonaro em todo o país, como é possível ver na descrição da foto: “Partidária do presidente brasileiro Jair Bolsonaro segura cartaz onde lê-se ‘Presidente, estamos com você’ enquanto participa de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, em 26 de maio de 2019”.

Captura de tela feita em 1º de julho de 2019 do site AFP Forum mostra a fotografia original, tirada por Nelson Almeida, em 26 de maio de 2019

A foto viralizada - digitalmente alterada - foi publicada no mesmo dia em que ocorreram manifestações em diversos estados do país a fim de demonstrar apoio ao ministro Moro e ao presidente Bolsonaro.

Em resumo, o cartaz segurado pela manifestante não se referia ao ministro da Justiça, Sergio Moro, mas mostrava apoio ao presidente Jair Bolsonaro. Além disso, a fotografia foi feita na manifestação de 26 de maio, não na de 30 de junho.

AFP Brasil