Não, esta foto não mostra o deputado federal pelo PT Zeca Dirceu

Uma imagem viralizada nas redes sociais, compartilhada mais de 10 mil vezes, indica que a pessoa que aparece com palavras escritas no corpo é o deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT-PR) Zeca Dirceu. No entanto, ele não é o homem que aparece na foto, que foi tirada na Grécia.

"Zeca Tchutchuca no auge de sua militância enquanto papai estava preso", dizem duas postagens (1 e 2) publicadas em 5 de abril de 2019, fazendo referência ao deputado federal Zeca Dirceu, filho de José Dirceu, ex-ministro-chefe da Casa Civil e que foi braço direito do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A equipe de checagem da AFP no Brasil verificou e constatou que a pessoa que está nesta fotografia não é Zeca Dirceu. A imagem foi tirada em 11 de junho de 2016 durante um desfile da Parada Gay em Atenas. A pessoa que aparece na foto é um cidadão grego que atualmente vive em Atenas e se chama Jason-Antigone Dane.

A AFP entrou em contato com o fotógrafo que fez imagens no dia do desfile, Giorgos Georgiou, e ele confirmou a sua presença no local: "Confirmo que tirei essa [1, 2 e 3] fotografia durante a Parada Gay de 2016 em Atenas (11 de junho de 2016). A pessoa fotografada é um conhecido cidadão grego, chamado Jason-Antigone Dane". Sua imagem realmente é muito vista em diversos protestos (1, 2, 3, 4 e 5).

Captura de tela feita em 5 de abril de 2019 mostra a foto feita por Giorgos Georgiou da Parada Gay de Atenas de 2016 e na qual aparece Jason-Antigone Dane

Na página do Facebook de Jason-Antigone é possível ver fotos (1, 2 e 3) suas no dia da Parada Gay e, inclusive, um meme com a seguinte descrição: "I am international" ("Estou internacional", em tradução livre). Segundo o fotógrafo Georgiou e algumas matérias feitas com Antigone Dane, o gênero pelo qual se identifica é neutro, ou seja, não usa nem o feminino nem o masculino quando fala sobre si mesmo.

O boato envolvendo o nome do deputado do PT Zeca Dirceu foi compartilhado após ocorrer uma tensa discussão entre ele com o atual ministro da Economia, Paulo Guedes, durante uma audiência a respeito da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em 3 de abril de 2019.

Na ocasião, Dirceu disse a Guedes: "Eu tô vendo, ministro, que o senhor é 'tigrão' quando é com os aposentados, com os idosos, com os portadores de necessidades. O senhor é 'tigrão' quando é com os agricultores, com os professores, mas é 'tchutchuca' quando mexe com a turma mais privilegiada do nosso país". A isso, o ministro do governo de Jair Bolsonaro respondeu, visivelmente irritado, que "tchutchuca" era "a mãe, a avó" do deputado Zeca Dirceu.

A mesma fotografia já havia sido utilizada para ilustrar outra notícia falsa, a de que o político americano Beto O’Rourke seria a pessoa na imagem. A legenda da foto viralizada dizia: "Todos devem lembrar desta foto quando este idiota disser que vai concorrer à Presidência. Este é Robert O'Rourke (Beto)". A alegação também foi verificada e desmentida.

Em resumo, a imagem viralizada não mostra o deputado pelo PT Zeca Dirceu, mas o grego Jason-Antigone, em Atenas, durante a Parada Gay de 2016.

AFP Brasil