Não, a foto foi tirada em um coquetel para autoridades no Palácio do Itamaraty após a posse do presidente

Uma imagem que supostamente mostra o presidente Jair Bolsonaro (PSL) usando a faixa presidencial no batizado de um de seus sobrinhos foi compartilhada milhares de vezes em redes sociais desde o último dia 4 de agosto. No entanto, a foto foi tirada em um coquetel para autoridades realizado no Palácio do Itamaraty, em Brasília, após a cerimônia da posse presidencial em 1º de janeiro.

“Só um imbecil comparece ao batizado do sobrinho com a faixa presidencial. Virou babador?!?”, diz o texto que acompanha a imagem em diversas publicações no Facebook, Twitter e Instagram

Captura de tela feita em 6 de agosto de 2019 mostra foto publicada em reportagem do Jornal Extra

A faixa presidencial é um adereço indumentário utilizado normalmente em atos solenes para simbolizar o cargo do Presidente da República. A faixa brasileira foi criada em 1910 mediante decreto assinado pelo então presidente Hermes da Fonseca.

No entanto, não é verdade que esta foto de Bolsonaro tenha sido tirada no batizado de um de seus sobrinhos.

Uma busca reversa* pela imagem mostra que, na verdade, ela foi tirada em um coquetel realizado para autoridades e convidados no Palácio do Itamaraty, em Brasília, após o ex-presidente Michel Temer passar a faixa presidencial para Bolsonaro em 1º de janeiro.

A foto foi publicada em uma reportagem do Jornal Extra sobre os bastidores da posse. O texto detalha o buffet escolhido para o evento e informa: “mas o que Bolsonaro quis mesmo foi um prato de macarrão, que comeu em pé, diante de uma mesa cheia de quitutes, já usando a faixa presidencial, numa sala reservada a ele e sua família”, diz a legenda da imagem, que o jornal afirmou ter retirado do Instagram.

O momento também foi registrado em um vídeo publicado na rede social pelo deputado federal Helio Lopes, amigo próximo de Bolsonaro que compareceu ao coquetel.

“Irmãos sempre juntos, até na hora da primeira refeição presidencial”, escreveu Helio na legenda do vídeo, postado em 3 de janeiro, com a localização “Itamaraty Palace”, ou Palácio do Itamaraty em inglês.

Em resumo, é falsa a afirmação de que a foto viralizada mostra Bolsonaro utilizando a faixa presidencial no batizado de um de seus sobrinhos. A fotografia foi tirada em um evento oficial realizado após a cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2019.

*Uma vez instalada a extensão InVid nos navegadores Chrome ou Firefox, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a imagem e o menu exibido permite pesquisar a foto em diversos motores de busca.

AFP Brasil