![](/sites/default/files/medias/factchecking/brasil//hwswe.jpg)
Não, este vídeo não mostra motoqueiros apoiando a candidatura de Bolsonaro
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 24 de setembro de 2018 às 21:10
- Atualizado em 24 de setembro de 2018 às 22:19
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Toda a mídia e os demais candidatos contra Bolsonaro, mas o povo é seu cabo eleitoral”, diz a descrição de uma das publicações. Outra diz: “rapaz vai ser no primeiro turno! #17”. O vídeo foi compartilhado no Facebook por 142 páginas diferentes, a maioria delas abertamente apoiadoras do presidenciável de extrema-direita.
Checamos a informação. Na realidade, o vídeo foi feito durante a 32a Moto Romaria 2018 no último dia 16 de setembro, um evento que reuniu milhares de motocicletas em uma caravana de Fortaleza a Canindé, a aproximadamente a 120 quilômetros da capital cearense. Segundo os organizadores, trata-se de “um evento único do motociclismo no Ceará. (...) Muitos vão pela fé e religiosidade, mas o evento é aberto a todos”.
A gravação foi realizada na BR-020, na entrada de Canindé, na altura do bairro de Boa Vista, quando a caravana chegava em seu destino final. Na gravação, se pode observar uma bandeira do candidato Robério Monteiro (PDT), que também aparece em um vídeo sobre o evento publicado por Edison Maia, organizador da Moto Romaria, em sua página no Facebook.
![](/sites/default/files/styles/image_in_article/public/medias/factchecking/brasil/check1.png?itok=90fMKYmM)
Outra filmagem da Moto Romaria 2018 mostra o mesmo padrão do comboio liderado por viaturas da Polícia Rodoviária Federal: 1 Renault, 1 Chevrolet e 5 motocicletas em formação.
Ainda que alguns motoqueiros tenham levado bandeiras de candidatos para as próximas eleições de outubro, o evento não tem nenhuma motivação política. Trata-se de uma peregrinação de cunho religioso em homenagem a São Francisco.
A solicitação de contato feita pela AFP aos organizadores do evento não foi respondida até a publicação desta checagem.
Recentemente, diversas imagens fora de seu contexto original alegando exibir manifestações a favor de Bolsonaro vêm sendo compartilhadas nas redes sociais. A equipe de checagem da AFP já desmentiu algumas delas.