Não, estas fotos não mostram a “Bruxa do 71” aos 22 anos

Diversas publicações que circulam em redes sociais dizem mostrar fotos em preto e branco da atriz mexicana-espanhola Angelines Fernández - conhecida pela personagem “Bruxa do 71” do famoso programa mexicano “Chaves” -, aos 22 anos. Entretanto, as imagens antigas retratam na verdade outras atrizes.

“A ‘bruxa do 71’ aos 22 anos”, afirma uma publicação viral que foi compartilhada ao menos 3.100 vezes no Facebook desde 17 de abril de 2019. Diversas versões da montagem aparecem em outras publicações (1, 2, 3 e 4) na rede social.

Entretanto, as fotos relacionadas a Angelines Fernández não pertencem a ela. Em alguns casos, se trata da atriz, também espanhola, Sara Montiel. Em outras publicações, a fazem passar por outra atriz, a mexicana María Félix.

Captura de tela feita em 25 de abril de 2019 mostra uma publicação no Facebook; as duas imagens da esquerda são de Sara Montiel; acima à direita é María Félix, e abaixo, à direita, é Angelines Fernández

Essa mesma montagem viralizou também em espanhol (1).

A atriz Angelines Fernández nasceu em Madri em 1922 e se mudou para o México em 1947. Ela participou de diversos filmes na época conhecida como a “Era de Ouro do Cinema Mexicano”, mas conquistou fama internacional quando interpretou a personagem Dona Clotilde, “a Bruxa do 71”, no famoso programa “Chaves”. Angelines faleceu em 25 de março de 1994.

Uma conta no YouTube de fãs do célebre ator e diretor Chespirito, criador de “Chaves”, reúne imagens da participação de Angelines em diversos filmes.

Em resumo, as fotos em preto e branco contidas nas publicações virais verificadas não retratam Angelines Fernández aos 22 anos, mas as atrizes Sara Montiel e María Félix.