Não, esta imagem não é da cena de um filme da Disney

Publicações compartilhadas mais de 37 mil vezes desde que foram postadas, na metade de março, alegam que a imagem que mostra duas princesas da Disney se beijando seria de um filme “para crianças”. No entanto, trata-se de um desenho feito por um artista em homenagem ao mês do orgulho gay e publicado na revista Cosmopolitan.

“Esta imagem é de um filme novo da Disney para crianças, vamos ficar ligados. Se for possível enviar pra mais grupo [sic] pra alerta [sic] as famílias”, diz o texto contido na imagem das publicações viralizadas, desde 11 de março de 2019.

A equipe de checagem da AFP no Brasil verificou a origem da imagem e encontrou uma matéria da revista americana Cosmopolitan que continha a ilustração, feita pelo artista Isaiah Stephens.

O artigo foi publicado pela Cosmopolitan em 31 de maio de 2016 e tinha como título “12 princesas da Disney que se apaixonaram entre elas”, em tradução livre (“12 Disney Princesses Who Fell In Love With Each Other”).

Os casais ilustrados foram: Ariel e Jasmine, Megara e Bela, Branca de Neve e Ana, Aurora e Cinderela, Mulan e Pocahontas, e Elsa e Tiana.

Em seu Instagram, o artista postou a sua ilustração de Branca de Neve beijando Ana e comemorou o fato de seu desenho estar na revista em homenagem ao mês do orgulho gay: “Junho é o mês do orgulho gay, então, para comemorar a ocasião, meus amigos da Cosmopolitan me pediram para ilustrar uma série de princesas da Disney apaixonadas… entre elas. Por que quem precisa de um homem quando existem princesas e uma rainha? #AmorÉAmor Branca de Neve e Ana sentadas em uma árvore! B-E-I-J-A-N-D-O…”.

Captura de tela feita em 14 de maio de 2019 de uma publicação no Instagram

Em 1º de julho de 2016 Isaiah Stephens também publicou suas ilustrações na Cosmopolitan, mas de 12 príncipes da Disney que teriam se apaixonado: Eric e John Smith, Príncipe Hans e Kristoff, Aladdin e Li Shang, Tarzan e Hércules, Flynn Rider e Naveen, e Príncipe Philip e Milo Thatch.

Ao buscar pelas publicações já feitas por Isaiah Stephens para a revista, é possível perceber que todas mostram sua percepção dos personagens da Disney em contextos diferentes de suas histórias.

Em resumo, a imagem das princesas se beijando não tem nenhuma ligação com uma possível cena de um filme da Disney. Na verdade, trata-se do desenho de um artista convidado pela revista Cosmopolitan em comemoração ao mês do orgulho gay em 2016.

AFP Brasil