Não, esta imagem não é da cena de um filme da Disney
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 17 de maio de 2019 às 16:20
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Esta imagem é de um filme novo da Disney para crianças, vamos ficar ligados. Se for possível enviar pra mais grupo [sic] pra alerta [sic] as famílias”, diz o texto contido na imagem das publicações viralizadas, desde 11 de março de 2019.
A equipe de checagem da AFP no Brasil verificou a origem da imagem e encontrou uma matéria da revista americana Cosmopolitan que continha a ilustração, feita pelo artista Isaiah Stephens.
O artigo foi publicado pela Cosmopolitan em 31 de maio de 2016 e tinha como título “12 princesas da Disney que se apaixonaram entre elas”, em tradução livre (“12 Disney Princesses Who Fell In Love With Each Other”).
Os casais ilustrados foram: Ariel e Jasmine, Megara e Bela, Branca de Neve e Ana, Aurora e Cinderela, Mulan e Pocahontas, e Elsa e Tiana.
Em seu Instagram, o artista postou a sua ilustração de Branca de Neve beijando Ana e comemorou o fato de seu desenho estar na revista em homenagem ao mês do orgulho gay: “Junho é o mês do orgulho gay, então, para comemorar a ocasião, meus amigos da Cosmopolitan me pediram para ilustrar uma série de princesas da Disney apaixonadas… entre elas. Por que quem precisa de um homem quando existem princesas e uma rainha? #AmorÉAmor Branca de Neve e Ana sentadas em uma árvore! B-E-I-J-A-N-D-O…”.
Em 1º de julho de 2016 Isaiah Stephens também publicou suas ilustrações na Cosmopolitan, mas de 12 príncipes da Disney que teriam se apaixonado: Eric e John Smith, Príncipe Hans e Kristoff, Aladdin e Li Shang, Tarzan e Hércules, Flynn Rider e Naveen, e Príncipe Philip e Milo Thatch.
Ao buscar pelas publicações já feitas por Isaiah Stephens para a revista, é possível perceber que todas mostram sua percepção dos personagens da Disney em contextos diferentes de suas histórias.
Em resumo, a imagem das princesas se beijando não tem nenhuma ligação com uma possível cena de um filme da Disney. Na verdade, trata-se do desenho de um artista convidado pela revista Cosmopolitan em comemoração ao mês do orgulho gay em 2016.