Não, esta foto não é de Lula e Nicolás Maduro nos anos 80

Diversas publicações no Facebook alegam mostrar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011) e o atual mandatário venezuelano Nicolás Maduro nos anos 80. A foto é falsa, foi manipulada digitalmente e apresentada fora de seu contexto original.

“Lula e Maduro em 1984, entenderam agora?”, diz a descrição de diversas publicações que disseminam a imagem em preto e branco de dois homens de mãos dadas, sem camisa e usando shorts.

Comparação da imagem manipulada com a foto de Jean-Pierre Laffont

A imagem é uma manipulação de uma foto tirada por Jean-Pierre Laffont no dia 27 de junho de 1971 em Manhattan, na Segunda Semana Anual do Orgulho Gay de Nova York. A obra faz parte da coleção “Turbulent America”, publicada em 2014, e mostra o trabalho do fotógrafo francês, membro fundador da Agência Gamma de fotografia nos Estados Unidos. Nela, não está Lula, político do Partido dos Trabalhadores (PT) nem Maduro, presidente reeleito pelo Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV).

Contatado pela equipe de checagem da AFP no Brasil, Laffont esclareceu: “Nunca fotografei Lula, nem Maduro”.

Na foto alterada, os rostos dos dois políticos foram inseridos artificialmente sobre os dos indivíduos presentes na foto. Uma imagem semelhante, mas apenas com o rosto de Maduro, é difundida na internet pelo menos desde 2013 e alega ser uma evidência da orientação sexual do líder bolivariano, que posaria na foto ao lado de seu suposto namorado.

No último dia 10 de janeiro, o governo de Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL) e ferrenho opositor de Lula, qualificou de “ilegítimo” o novo mandato do presidente venezuelano, logo após o líder chavista prestar juramento para seu segundo mandato. Na última quarta-feira, os presidentes do Brasil e Argentina, Mauricio Macri, condenaram com veemência “a ditadura de Nicolás Maduro” na Venezuela.

Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, fala na cerimônia de reconhecimento das Forças Armadas, no Complexo Militar Forte Tiuna, no dia 10 de janeiro de 2019 (AFP / Federico Parra)

Ainda que o governo de Lula (2003-2011) tenha mantido relações amistosas com a Venezuela de Hugo Chávez e seu sucessor à frente do executivo do país caribenho, Nicolás Maduro, tenha inclusive visitado o Brasil durante o governo de Dilma Rousseff, também do PT, a imagem que mostra o líder sindicalista brasileiro e o presidente venezuelano de mãos dadas e sem camisa não passa de uma alteração digital de uma foto de um evento de orgulho gay nos anos 70, nos Estados Unidos.

AFP Brasil