Não, Dilma, Néstor e Cristina Kirchner não aparecem em uma foto com Pablo Escobar

Uma imagem viralizada nas redes sociais desde que começou a circular no último dia 22 de abril afirma mostrar a ex-presidente Dilma Rousseff e os ex-chefes de Estado argentinos Néstor e Cristina Kirchner ao lado do narcotraficante colombiano Pablo Escobar. Entretanto, nem Dilma, nem Escobar estão na fotografia. Na realidade, a imagem retrata o casal Kirchner com dois amigos.

A imagem, que foi compartilhada mais de 7 mil vezes em duas publicações diferentes no Facebook desde os dias 22 e 23 de abril, mostra dois homens e duas mulheres sentados ao redor de uma mesa, além de três crianças. Segundo as postagens, as pessoas retratadas na imagem seriam Pablo Escobar, Cristina Kirchner, Dilma Rousseff e Néstor Kirchner, respectivamente da esquerda para a direita.

Captura de tela feita em 30 de abril de 2019 de uma publicação no Facebook
 

Entretanto, uma busca pela imagem revela que ela tem sido alvo de boatos há anos. Desde 2014 é compartilhada em espanhol (1, 2, 3), afirmando mostrar Néstor e Cristina Kirchner ao lado de Pablo Escobar - sem qualquer menção a Dilma.

Na época, diversos veículos argentinos (1, 2, 3) reportaram que o homem que realmente aparecia na foto era Miguel Ángel Zuvic e que ele teria feito uma publicação no Facebook explicando que a fotografia foi tirada em uma festa de aniversário sua à qual Néstor e Cristina compareceram. A publicação não pôde ser encontrada pela equipe de checagem da AFP.

Entretanto, a informação levou a uma nova etapa da verificação. Uma busca pelo nome de Miguel Ángel Zuvic mostrou que ele é pai de Mariana Zuvic, parlamentar argentina e crítica dos governos Kirchner.

Em 2018, Mariana publicou o livro “El Origen”, contando a história do nascimento de Néstor e Cristina como políticos, a partir do ponto de vista de uma pessoa que foi criada como amiga da família. Na contracapa do livro, está a foto utilizada nas publicações em questão.

Captura de tela feita em 30 de abril de 2019 mostra livro “El Origen” à venda no Mercado Livre

Na legenda da foto, é possível ver a identificação correta das pessoas presentes. “20 de março de 1980. Casa da avó de Mariana, em Rio Gallegos. Néstor e Cristina no aniversário do pai de Mariana, Miguel Zuvic. Mariana, com 5 anos, de avental amarelo. Também aparece sua mãe, Ema Calderón, sua irmã Cecilia e seu avô Nicolás”, diz o texto em espanhol.

Parte superior da contracapa do livro “El Origen” de Mariana Zuvic

Em entrevista compartilhada em sua conta no YouTube, Mariana conta mais detalhes do relacionamento entre sua família e os Kirchner.

Na conta oficial de Mariana no Facebook é possível encontrar mais fotos (1,2) em que seu pai, Miguel, aparece usando bigode, como na imagem viralizada. Em uma delas, Mariana e Miguel são vistos aparentemente com a mesma roupa e no mesmo ambiente retratado na fotografia em questão.

Combinação feita em 2 de maio de 2019 mostra publicação de Mariana Zuvic e foto viralizada

Em resumo, apesar de a imagem realmente mostrar Néstor e Cristina Kirchner, eles são acompanhados por antigos amigos, e não pela ex-presidente Dilma Rousseff nem pelo narcotraficante colombiano Pablo Escobar.

AFP Brasil