
Não, Dilma, Néstor e Cristina Kirchner não aparecem em uma foto com Pablo Escobar
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 2 de maio de 2019 às 17:50
- 3 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
A imagem, que foi compartilhada mais de 7 mil vezes em duas publicações diferentes no Facebook desde os dias 22 e 23 de abril, mostra dois homens e duas mulheres sentados ao redor de uma mesa, além de três crianças. Segundo as postagens, as pessoas retratadas na imagem seriam Pablo Escobar, Cristina Kirchner, Dilma Rousseff e Néstor Kirchner, respectivamente da esquerda para a direita.

Entretanto, uma busca pela imagem revela que ela tem sido alvo de boatos há anos. Desde 2014 é compartilhada em espanhol (1, 2, 3), afirmando mostrar Néstor e Cristina Kirchner ao lado de Pablo Escobar - sem qualquer menção a Dilma.
Na época, diversos veículos argentinos (1, 2, 3) reportaram que o homem que realmente aparecia na foto era Miguel Ángel Zuvic e que ele teria feito uma publicação no Facebook explicando que a fotografia foi tirada em uma festa de aniversário sua à qual Néstor e Cristina compareceram. A publicação não pôde ser encontrada pela equipe de checagem da AFP.
Entretanto, a informação levou a uma nova etapa da verificação. Uma busca pelo nome de Miguel Ángel Zuvic mostrou que ele é pai de Mariana Zuvic, parlamentar argentina e crítica dos governos Kirchner.
Em 2018, Mariana publicou o livro “El Origen”, contando a história do nascimento de Néstor e Cristina como políticos, a partir do ponto de vista de uma pessoa que foi criada como amiga da família. Na contracapa do livro, está a foto utilizada nas publicações em questão.

Na legenda da foto, é possível ver a identificação correta das pessoas presentes. “20 de março de 1980. Casa da avó de Mariana, em Rio Gallegos. Néstor e Cristina no aniversário do pai de Mariana, Miguel Zuvic. Mariana, com 5 anos, de avental amarelo. Também aparece sua mãe, Ema Calderón, sua irmã Cecilia e seu avô Nicolás”, diz o texto em espanhol.

Em entrevista compartilhada em sua conta no YouTube, Mariana conta mais detalhes do relacionamento entre sua família e os Kirchner.
Na conta oficial de Mariana no Facebook é possível encontrar mais fotos (1,2) em que seu pai, Miguel, aparece usando bigode, como na imagem viralizada. Em uma delas, Mariana e Miguel são vistos aparentemente com a mesma roupa e no mesmo ambiente retratado na fotografia em questão.

Em resumo, apesar de a imagem realmente mostrar Néstor e Cristina Kirchner, eles são acompanhados por antigos amigos, e não pela ex-presidente Dilma Rousseff nem pelo narcotraficante colombiano Pablo Escobar.