Na verdade, esta cena de “Os Simpsons” foi ao ar em 2017, após a reunião dos líderes

Um meme compartilhado em português mais de 258 mil vezes desde 2017 assegura que a série de televisão “Os Simpsons” previu em 2002 um encontro do presidente americano, Donald Trump, com o rei Salman da Arábia Saudita e com o presidente do Egito, Abdel Fatah al-Sisi, ocorrido 15 anos depois. Entretanto, a cena apareceu na série animada justamente após a reunião mantida em Riad entre Trump e os dois líderes do Oriente Médio, em 2017.

“Este desenho animado dos simpsons foi ao ar há 15 anos, em 2002, a foto verdadeira foi tirada no mês passado...”, dizem as legendas das publicações em português, compartilhadas mais de 258 mil vezes (1) desde junho de 2017 tanto no Facebook quanto no Twitter, e que mostra um cena da série juntamente com a foto original.

Esta imagem também se espalhou em espanhol e voltou a circular este ano. E além de aparecer em “Os Simpsons”, a fotografia se converteu em um meme, inspirando piadas entre usuários em espanhol e inglês.

Na legenda que acompanha as publicações assegura-se que o episódio de “Os Simpsons” foi transmitido em 2002, 15 anos antes da fotografia ser tirada, em 21 de maio de 2017. Mas isto é falso: a imagem vista na popular série animada aparece brevemente pela primeira vez em 26 de maio de 2017 em um anúncio promocional distribuído pela Animation on Fox, um canal no YouTube do gigante da televisão americana Fox.

Captura de tela feita em 26 de setembro de 2019 do anúncio dos Simpsons no YouTube

A fotografia original dos três líderes começou a circular cinco dias antes, quando foi tuitada pela conta da embaixada saudita em Washington e mostra os dirigentes na inauguração do Centro Global para Combater Ideologias Extremistas em Riad. O globo brilhante era um objeto decorativo.

Os roteiristas de “Os Simpsons” já haviam se destacado em outras ocasiões por episódios nos quais ocorriam situações que depois se tornavam realidade, como, por exemplo, um capítulo de 1998 no qual previa um acordo entre a Walt Disney Co. e 21st Century Fox, que se concretizou 19 anos mais tarde.

A página americana Snopes já havia desmentido a previsão sobre a fotografia de Trump, Salman e Al-Sisi em 2017, quando o meme surgiu nos Estados Unidos.

Em resumo, o meme que circula afirmando que “Os Simpsons” previram em 2002 uma cena que aconteceu 15 anos mais tarde é falso, pois, na realidade, a série animada recriou a fotografia dias depois de ela ser distribuída.