Multidão vista em vídeo não estava recebendo Lula: é a torcida do time de futebol Fortaleza

Copyright AFP 2017-2020. All rights reserved.

Um vídeo aéreo de um grande aglomerado de pessoas soltando fogos de artifício, gritando e balançando bandeiras foi compartilhado dezenas de milhares de vezes em redes sociais como se mostrasse a recepção do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em São Bernardo do Campo (SP). O petista discursou no município em 9 de novembro, um dia após deixar a prisão. A gravação, no entanto, mostra comemoração da torcida do cearense Fortaleza Esporte Clube em maio deste ano.

Captura de tela feita em 11 de novembro de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

“Lula chegando em São Bernardo-SP… Aceita aí BB”, diz a legenda de uma das publicações. A alegação, que circula desde 8 de novembro, aparece em diversas postagens em português (1, 2, 3) e espanhol (1, 2, 3), compartilhadas inclusive por políticos, como o deputado federal Marco Maia (PT).

No total, as publicações superam os 50 mil compartilhamentos nas redes sociais. 

Nos comentários, muitos usuários demonstraram acreditar que as imagens retratavam a chegada de Lula ao Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo do Campo, onde discursou um dia após deixar a prisão em Curitiba.

“Este é o seu reduto, o povo desta cidade vai recebê-lo com uma festa digna de rei”, escreveu um. “Linda festa, o nosso Lula merece”, comentou outro.

Alguns, no entanto, indicaram que o vídeo mostrava a torcida do time de futebol Fortaleza Esporte Clube.

 

A partir desta dica, a equipe de checagem da AFP localizou o mesmo vídeo publicado em 24 de maio deste ano na conta oficial do time cearense no Twitter.

O vídeo foi publicado no mesmo dia em conta oficial da rede esportiva ESPN no Instagram, confirmando a identificação das imagens. “Impactante: assim foi a chegada do ônibus do #Fortaleza na #ArenaCastelão para o jogo de ida da final da Copa do Nordeste. O melhor? Ganharam de 1 - 0 do #BotafogoPB”.

O jogo mencionado na legenda aconteceu um dia antes, em 23 de maio, na Arena Castelão, em Fortaleza.

Além de circular desde maio deste ano - mais de 5 meses antes de Lula ser solto devido a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) - o vídeo foi gravado de noite, enquanto a chegada de Lula em São Bernardo do Campo aconteceu na manhã do dia 9, em plena luz do dia.

O momento foi registrado pela AFP em vídeo e fotos (1, 2).

Preso em abril de 2018 pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, o ex-presidente Lula permaneceu detido por 580 dias até o STF decidir em 7 de novembro que penas de prisão só podem ser cumpridas após esgotadas todas as possibilidades de recurso, ou seja, após o trânsito em julgado.

Em resumo, é falso que o vídeo aéreo no qual uma multidão solta fogos da cor vermelha mostre a recepção do ex-presidente Lula em São Bernardo do Campo. O vídeo foi gravado em maio deste ano e mostra a torcida do time de futebol cearense Fortaleza Esporte Clube.

AFP Brasil