Montanha que se assemelha a elefante foi criada digitalmente por artista

“Maravilhosa”, “Linda”, “Espetacular”, são alguns dos adjetivos utilizados por usuários em redes sociais para descrever a foto de uma montanha com forma de elefante em meio a uma paisagem coberta de neve. A formação rochosa não é, no entanto, uma obra da natureza, mas uma imagem criada digitalmente por um artista polonês.

Image
Captura de tela feita em 18 de dezembro de 2019 mostra publicação viralizada no Facebook

“Onde fica essa montanha?”, perguntou um usuário em uma das publicações, compartilhada mais de 5 mil vezes no Facebook desde o último dia 16 de agosto. A imagem, que aparece em diversas outras postagens no Facebook (1, 2, 3), Twitter e Instagram, é por vezes descrita como a “Montanha do Elefante”.

A pedra com formato animal também circula em espanhol, compartilhada quase 100 mil vezes desde janeiro de 2018.  

Com a grande repercussão, alguns usuários passaram a questionar a veracidade da fotografia. “Não é uma montagem??? Se não for, é com certeza obra das mãos de Deus!”, escreveu um. “Tão perfeito… Será Photoshop?”, perguntou outro.

De fato, uma busca reversa pela imagem no Google permite encontrá-la na conta do Instagram do artista polonês Mirekis, que publica criações semelhantes à viralizada e se descreve como especialista em “fotografias surreais”.

Contactado pela AFP, Mirekis confirmou que a imagem é uma obra digital sua, criada em 2017 com várias fotografias tiradas do banco de imagens Pixabay. O artista publicou a foto viralizada em janeiro de 2018 em suas contas no Instagram e Facebook.

Desde então, a imagem circula amplamente como se mostrasse uma paisagem real. Outros portais de checagem, como o norte-americano Snopes, também concluíram que a foto havia sido feita por um artista digital e a história chegou até a veículos tradicionais, como a ABC News.

O próprio Mirekis brincou com a repercussão da imagem em uma publicação feita no Facebook em setembro de 2018: “Mudei de ideia, a montanha do elefante realmente existe”.

Em resumo, a imagem de uma montanha com formato de elefante que circula em redes sociais não mostra uma obra da natureza, mas o trabalho de uma artista digital feito a partir de diversas outras fotos.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco