Capa intitulada “Os charlatães da ecologia” sim foi publicada pela revista francesa de direita Valeurs Actuelles
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 16:26
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Enquanto a revista TIME, bancada por interesseiros do mundo todo, prestigia Greta, em sua capa, a famosa revista francesa VALEURS estampa a "piralha" com a manchete: Os charlatães da Ecologia…”, diz uma das publicações, compartilhada no Facebook desde 11 de dezembro.
A capa, que soma mais de 17 mil compartilhamentos em diversas outras postagens no Facebook (1, 2) e Twitter (1, 2), começou a circular nas redes sociais após a adolescente sueca ser escolhida a personalidade do ano pela revista norte-americana Time. Recentemente, a ativista também foi chamada de “pirralha” pelo presidente Jair Bolsonaro.
A edição viralizada é verdadeira e foi publicada pela revista francesa Valeurs Actuelles em 27 de junho deste ano, como indicado em seu site.
Com a manchete “Investigação sobre o totalitarismo verde: Os charlatães da ecologia”, a capa desencadeou críticas, fazendo com que a revista publicasse um texto respondendo aos principais questionamentos dos leitores.
Fundada em 1966 em Paris, a Valeurs Actuelles se descreve como “o veículo semanal de direita que o assume”. Segundo a organização francesa Aliança para os Dados da Imprensa e das Mídias (ACPM), a publicação aparece em 102º lugar na lista de revistas com maior difusão paga na França durante o período de 2018 a 2019.
Greta Thunberg se tornou um símbolo da ação climática quando começou a faltar às aulas às sextas-feiras para protestar em frente ao Parlamento sueco, pedindo que autoridades reduzissem as emissões de carbono e tomassem medidas para controlar o aquecimento global. Desde então, inspirou diversas manifestações globais pelo clima.
A capa em questão também circula em postagens enganosas, como se tivesse sido publicada por uma revista australiana após Greta não se posicionar sobre os incêndios florestais que assolam o país desde setembro.
Em resumo, é verdade que uma revista francesa publicou uma imagem de Greta Thunberg sob o título “Os charlatães da ecologia”. A edição foi publicada em 27 de junho deste ano, desencadeando críticas por parte de alguns leitores.