Capa intitulada “Os charlatães da ecologia” sim foi publicada pela revista francesa de direita Valeurs Actuelles

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 18 de dezembro de 2019 às 16:26
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Após a ativista ambiental Greta Thunberg ser nomeada a personalidade do ano pela revista Time, a capa de outra publicação com uma imagem da adolescente sueca sob a manchete “Os charlatães da ecologia” começou a circular nas redes sociais. A capa é verdadeira e foi publicada em 27 de junho deste ano pela revista francesa de direita Valeurs Actuelles.

“Enquanto a revista TIME, bancada por interesseiros do mundo todo, prestigia Greta, em sua capa, a famosa revista francesa VALEURS estampa a "piralha" com a manchete: Os charlatães da Ecologia…”, diz uma das publicações, compartilhada no Facebook desde 11 de dezembro.

A capa, que soma mais de 17 mil compartilhamentos em diversas outras postagens no Facebook (1, 2) e Twitter (1, 2), começou a circular nas redes sociais após a adolescente sueca ser escolhida a personalidade do ano pela revista norte-americana Time. Recentemente, a ativista também foi chamada de “pirralha” pelo presidente Jair Bolsonaro.

A edição viralizada é verdadeira e foi publicada pela revista francesa Valeurs Actuelles em 27 de junho deste ano, como indicado em seu site.  

Image
Captura de tela feita em 17 de dezembro de 2019 mostra capa publicada no site da revista Valeurs Actuelles

Com a manchete “Investigação sobre o totalitarismo verde: Os charlatães da ecologia”, a capa desencadeou críticas, fazendo com que a revista publicasse um texto respondendo aos principais questionamentos dos leitores.

Fundada em 1966 em Paris, a Valeurs Actuelles se descreve como “o veículo semanal de direita que o assume”. Segundo a organização francesa Aliança para os Dados da Imprensa e das Mídias (ACPM), a publicação aparece em 102º lugar na lista de revistas com maior difusão paga na França durante o período de 2018 a 2019.

Greta Thunberg se tornou um símbolo da ação climática quando começou a faltar às aulas às sextas-feiras para protestar em frente ao Parlamento sueco, pedindo que autoridades reduzissem as emissões de carbono e tomassem medidas para controlar o aquecimento global. Desde então, inspirou diversas manifestações globais pelo clima.

A capa em questão também circula em postagens enganosas, como se tivesse sido publicada por uma revista australiana após Greta não se posicionar sobre os incêndios florestais que assolam o país desde setembro.

Em resumo, é verdade que uma revista francesa publicou uma imagem de Greta Thunberg sob o título “Os charlatães da ecologia”. A edição foi publicada em 27 de junho deste ano, desencadeando críticas por parte de alguns leitores.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco