Montagem: a revista Charlie Hebdo não publicou que o STF considera ex-presidente Lula um santo

  • Este artigo tem mais de um ano
  • Publicado em 30 de abril de 2019 às 17:10
  • 2 minutos de leitura
  • Por AFP Brasil
Uma publicação compartilhada mais de 14 mil vezes no Facebook desde o início de abril afirma que a revista francesa Charlie Hebdo publicou uma capa dizendo que o Supremo Tribunal Federal brasileiro considera o ex-presidente Lula um santo. Entretanto, a capa é uma montagem feita a partir de uma edição de 2010 da publicação satírica.

“Os franceses fazem chacota do STF brasileiro”, diz texto que acompanha a suposta capa publicada no Facebook no dia 6 de abril de 2019.

Segundo a postagem, a revista francesa teria ilustrado sua primeira página com uma adaptação do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, na qual a representação de Jesus é substituída pela imagem de Lula, e seus discípulos, pelos ministros do STF. Na manchete, lê-se: “Suprema Corte do Brasil estima que Lula é um santo”, em francês.

A equipe de checagem da AFP verificou a capa e constatou que sua parte superior é idêntica à da edição número 966, publicada na conta oficial da revista Charlie Hebdo no Facebook em 21 de dezembro de 2010.

Image
Combinação de fotos feita em 25 de abril de 2019: na direita a edição nº 966 da Charlie Hebdo; na esquerda a capa alterada

Analisando as duas imagens lado a lado, é possível perceber que as chamadas para as matérias, assim como a manchete “Laïcs, Oui, Fachos, Non!”, são iguais tanto na suposta capa sobre Lula, quanto na edição de 2010, que tem como ilustração principal uma charge do presépio, e nenhuma menção ao Brasil.

Uma observação mais próxima revela que o suposto número da edição viralizada no Facebook é 9966. Entretanto, a publicação mais recente da Charlie Hebdo é a revista número 1396, disponibilizada no dia 24 de abril de 2019.

Image
Captura de tela feita em 25 de abril de 2019 mostra parte superior de capa alterada digitalmente

Por fim, a manchete que menciona Lula e o STF possui um erro de francês. Na imagem viralizada, é utilizada a expressão “Court Suprême”, enquanto o termo correto no idioma é “Cour Suprême”, sem o “t”. Em francês, “court” significa “curto”, e não “corte”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) está atualmente preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá. Em abril deste ano, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a sentença de Lula neste caso de 12 anos e um mês de prisão para oito anos e 10 meses.

A AFP já desmentiu uma outra montagem feita a partir da revista francesa com críticas ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.

Em resumo, a imagem viralizada - com o título: “Suprema Corte do Brasil estima que Lula é um santo”- é uma montagem feita a partir de uma edição de 2010 da revista Charlie Hebdo.

Há alguma informação que você gostaria que o serviço de checagem da AFP no Brasil verificasse?

Entre em contato conosco