Montagem: a revista Charlie Hebdo não publicou que o STF considera ex-presidente Lula um santo
- Este artigo tem mais de um ano
- Publicado em 30 de abril de 2019 às 17:10
- 2 minutos de leitura
- Por AFP Brasil
Copyright © AFP 2017-2025. Qualquer uso comercial deste conteúdo requer uma assinatura. Clique aqui para saber mais.
“Os franceses fazem chacota do STF brasileiro”, diz texto que acompanha a suposta capa publicada no Facebook no dia 6 de abril de 2019.
Segundo a postagem, a revista francesa teria ilustrado sua primeira página com uma adaptação do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci, na qual a representação de Jesus é substituída pela imagem de Lula, e seus discípulos, pelos ministros do STF. Na manchete, lê-se: “Suprema Corte do Brasil estima que Lula é um santo”, em francês.
A equipe de checagem da AFP verificou a capa e constatou que sua parte superior é idêntica à da edição número 966, publicada na conta oficial da revista Charlie Hebdo no Facebook em 21 de dezembro de 2010.
Analisando as duas imagens lado a lado, é possível perceber que as chamadas para as matérias, assim como a manchete “Laïcs, Oui, Fachos, Non!”, são iguais tanto na suposta capa sobre Lula, quanto na edição de 2010, que tem como ilustração principal uma charge do presépio, e nenhuma menção ao Brasil.
Uma observação mais próxima revela que o suposto número da edição viralizada no Facebook é 9966. Entretanto, a publicação mais recente da Charlie Hebdo é a revista número 1396, disponibilizada no dia 24 de abril de 2019.
Por fim, a manchete que menciona Lula e o STF possui um erro de francês. Na imagem viralizada, é utilizada a expressão “Court Suprême”, enquanto o termo correto no idioma é “Cour Suprême”, sem o “t”. Em francês, “court” significa “curto”, e não “corte”.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) está atualmente preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex no Guarujá. Em abril deste ano, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a sentença de Lula neste caso de 12 anos e um mês de prisão para oito anos e 10 meses.
A AFP já desmentiu uma outra montagem feita a partir da revista francesa com críticas ao presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli.
Em resumo, a imagem viralizada - com o título: “Suprema Corte do Brasil estima que Lula é um santo”- é uma montagem feita a partir de uma edição de 2010 da revista Charlie Hebdo.